Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

IR: Haddad diz que projeto de isenção de até R$ 5 mil deveria ser aprovada em 15 dias

Em sua declaração, o ministro da Fazenda também fez elogios ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Gabriel Alves

13 de maio de 2025 às 08:59   - Atualizado às 09:36

Ministro Fernando Haddad sobre IR.

Ministro Fernando Haddad sobre IR. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na segunda-feira, 12 de maio, que o projeto que prevê a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda para salários de até R$ 5 mil deveria ser aprovado em 15 dias de tão justo que é. A declaração foi dada em entrevista ao UOL, onde o ministro também fez elogios ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira, relator da matéria na casa legislativa.

"Não vou dizer que as negociações foram fáceis com ele, mas aconteceram. Ele é uma pessoa que senta, é duro na negociação, mas ele senta e conversa", disse Haddad, ao lembrar a interlocução com o parlamentar quando Lira era presidente da Câmara.

E acrescentou o ministro ao falar sobre Lira:

"É um negociador duro, que pensa diferente, mas que quando é exposto a um conjunto de dados, senta e negocia. E quando faz um acordo, cumpre".

IR

A declaração de investimentos em fundos de renda fixa e conta poupança é obrigatória e o contribuinte deve usar os informes de rendimentos fornecidos pelas instituições financeiras. 

Veja Também

"É fundamental declarar todos os rendimentos e saldos de aplicações financeiras na sua declaração de Imposto de Renda de 2025. Utilize os informes de rendimento fornecidos pelas instituições financeiras como base para o preenchimento da sua declaração. Quem tem aplicativo, é possível conseguir esses informes pelo aplicativo, ou então acessando diretamente no banco", explica Alessandro Pereira Alves, professor de Ciências Contábeis e Finanças da UFRRJ.

Como declarar:

  • Acesse a ficha de Bens e Direitos no grupo "Aplicações e Investimentos";
  • Colocar o código do produto, localização e o CNPJ da instituição na qual está o investimento;
  • Na descrição, inserir os detalhes.

Outro ponto importante é entender como declarar os rendimentos, que variam conforme a forma de tributação. 

A poupança e investimentos como LCI, LCA, CRI, CRA são isentos de pagamento de Imposto de Renda. Já os investimentos como CDBs são passíveis de cobrança de IR sobre os lucros. 

"Para rendimentos com tributação isenta de IR, vai lá, acesse a ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, clica em novo, clica lá, por exemplo, 'rendimentos de poupança', informa o CNPJ e o valor total recebido. Para os rendimentos tributados exclusivamente na fonte, vá na ficha de rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva, clique em novo, escolha lá o código 'rendimentos de aplicação financeira' e informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora", explica o professor Luiz Carlos Benner, da PUC do Paraná.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:17, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que PT ameaça liberdade de expressão e que seu pai é "último obstáculo" contra ditadura no Brasil

Flávio também afirmou que Lula "faz mais mal para o Brasil do que a pandemia". Para justificar a declaração, mencionou o endividamento da população e o aumento dos gastos públicos.

O deputado federal e candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) e a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu.
Eleições

Eduardo da Fonte recebe apoio de Pollyanna Abreu, prefeita de Sertânia, para candidatura ao Senado

A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.

O ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo).
Vídeo

Errou? Zema comete gafe em sabatina da TV Globo ao dizer que tem "programas contra as mulheres"

A declaração ocorreu quando o candidato apresentava propostas que, segundo ele, foram desenvolvidas para combater a violência doméstica e ampliar a proteção às vítimas.

mais notícias

+

Newsletter