Imposto de Renda: pessoa contando notas de R$ 100. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Cerca de 6,3 milhões de contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 desta sexta-feira, 23 de maio, quando a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote do ano. O pagamento contempla exclusivamente pessoas com prioridade no reembolso e será feito no dia 30 de maio. Trata-se do maior lote da história, tanto em número de contribuintes quanto em valor total a ser pago: R$ 11 bilhões.
Entre os contemplados estão:
Embora não tenham prioridade legal, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida junto com o Pix passaram a receber prioridade neste ano.
A consulta poderá ser feita no site da Receita Federal. Basta acessar o portal, clicar em Meu Imposto de Renda e, depois, em Consultar a Restituição. Também é possível verificar pelo aplicativo da Receita para celulares e tablets.
O pagamento será depositado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Quem não estiver na lista pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar se há pendências. Caso necessário, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se, por algum motivo, o crédito não cair na conta informada — como no caso de conta desativada —, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode agendar o depósito em qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou pelos telefones:
Após esse prazo, será necessário solicitar a restituição no Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicando em Meu Imposto de Renda e, depois, em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
3
07:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+