08 de março de 2025 às 23:13 - Atualizado às 23:55
Gleisi Hoffmann e Humberto Costa Foto: Roberto Stuckert Filho
Com o anúncio do afastamento de Gleisi Hoffmann da presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), a Comissão Executiva Nacional definiu em reunião, nesta sexta-feira (7), o nome de Humberto Costa para o comando interino da legenda.
Em julho, o partido realizará o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que irá definir a renovação das direções do partido nas esferas municipal, estadual e nacional.
De acordo com o estatuto do partido, em casos de vacância na presidência, um dos vice-presidentes deve assumir o cargo interinamente. Humberto Costa, um dos cinco atuais vice-presidentes, foi o nome indicado para ocupar o cargo.
O senador terá 60 dias para convocar uma reunião interna do Diretório Nacional para confirmar o nome, conforme o estatuto.
Gleisi tomará posse na próxima segunda-feira (10) como ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Emocionada, a futura ministra agradeceu o apoio dos correligionários do Diretório Nacional e da militância nos oito anos em que comandou o PT.
Gleisi mencionou o papel da militância na trajetória de luta do partido.
“A militância é a força viva desse partido, senão nós seríamos como qualquer outro partido. Estaríamos lá no institucional, disputando eleições, tendo nossa bancada, falando, mas não teríamos essa alma, que é o que faz a diferença do PT”, festejou.
Os membros da Executiva aproveitaram a oportunidade para agradecer a Gleisi Hoffmann por sua liderança, com destaque para seu papel durante a prisão do presidente Lula.
O senador e presidente interino do PT Humberto Costa (PT-PE) assinalou que Gleisi enfrentou um dos mais turbulentos períodos do PT.
“O seu mandato marcou a história do PT, não tenha dúvida”, observou Costa. “Não só pelo fato de você ser uma mulher, mas pelo fato de que você, como diz Paulinho da Viola, no temporal, a gente tem que ir navegando devagar, mas com firmeza, né? E você foi muito importante na resistência aos ataques que o PT sofreu”, comentou.
4
14:10, 29 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Para o partido, o muro de 40 metros de comprimento e 2,5 metros de altura viola direitos fundamentais.
O prefeito, acompanhado da vice, Irmã Babate, é contemplado com a premiação durante solenidade no Congresso da Amupe.
O projeto de lei prevê sanções em caso de descumprimento, incluindo advertência, suspensão de repasses públicos e impedimento de representar oficialmente o país.
mais notícias
+