Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Humberto Costa: 'O PT é um partido de esquerda e assim permanecerá'

O parlamentar, que se filou a legenda ainda no primeiro ano, em 1980, falou sobre o papel da sigla na história do Brasil.

Ricardo Lélis

12 de fevereiro de 2025 às 17:57   - Atualizado às 18:09

Humberto Costa e Lula.

Humberto Costa e Lula. Foto: Roberto Stuckert Filho

O senador Humberto Costa (PT-PE) falou sobre o aniversário de 45 anos do Partido dos Trabalhadores, celebrado na última segunda-feira, 10 de fevereiro.

O parlamentar, que se filou a legenda ainda no primeiro ano, em 1980, falou sobre o papel da sigla na história do Brasil.

O parlamentar concedeu entrevista ao site Brasil de Fato.

"Ao longo desses 45 anos, o PT ganhou eleições para a Presidência da República cinco vezes. Governou o país por um período relativamente curto, mas ao longo desse período conseguiu mudanças muito importantes e significativas. Primeiro, cumprir um papel importante na preservação da liberdade, da democracia, jogou um papel inestimável na Constituinte de 1988, apesar de uma bancada limitada, cumpriu um papel importante quando seus militantes dos movimentos sociais fortemente contribuíram para a luta contra a ditadura militar", disse.

Questionado sobre discussões do partido aderir ao centro político, Humberto afirmou que a sigla deve manter sua posição ideológica.

Veja Também

"Eu entendo que o PT deve continuar onde está. É um partido de esquerda, historicamente tem se comportado de maneira coerente com esse perfil político ideológico, vai continuar a ser um partido de esquerda. Toda política que tem implementado, mesmo com todas as dificuldades na sociedade, tem um conteúdo claramente de esquerda e assim permanecerá", afirmou.

Peguntado sobre o papel do PT no país atualmente, o senador destacou as lutas do partido.

'Sem dúvida, é o grande contraponto a essas forças da extrema direita, ao neoliberalismo, ao avanço do fascismo, e não somente, eu diria, para o Brasil. Esse contraponto ele tem uma importância e uma extensão para além do próprio país', afirmou.

Humberto fala sobre eleições

O parlamentar ainda respondeu sobre as eleições de 2026 e o pleito interno da legenda, marcado para este ano.

"Bem, eu entendo e espero que esse momento da disputa política no país e do processo de renovação das direções do PT, do debate sobre seu programa e suas teses, enfim, é um momento muito importante para o partido, e acho que nós precisamos aproveitar esse momento. Dentro de um ano e meio, nós estaremos em pleno processo eleitoral no Brasil. Provavelmente, o presidente Lula encabeçando mais uma vez uma chapa para a Presidência da República, em uma frente mais ampla do que aquela que nós tivemos em 2022 e necessitando fortemente, dada a própria polarização que há no país, de uma grande mobilização partidária, uma grande mobilização social", disse.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:10, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter