Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo não teve gastos com ida de Janja ao Japão, afirma Planalto

A Secom divulgou após questionamentos sobre os custos da viagem antecipada ao Japão da primeira-dama, que a administração pública não teve gastos extras com a sua ida e estadia.

Eduarda Queiroz

03 de abril de 2025 às 16:06   - Atualizado às 16:06

Janja acompanhada do Presidente Lula.

Janja acompanhada do Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert / PR

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) divulgou após questionamentos sobre os custos da viagem antecipada ao Japão de Janja da Silva, que a administração pública não teve gastos extras com a sua ida e estadia.

A primeira-dama, chegou a Tóquio no dia 18 de março, uma semana antes do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que ocasionou diversas críticas sobre os gastos com o dinheiro dos cofres públicos.

Segundo informações da Secom, Janja realizou a viagem juntamente à equipe precursora (grupo que prepara a recepção oficial) do chefe de Estado, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), ao total 23 integrantes, incluindo a primeira-dama.

Em sua estadia, ela ocupou a residência oficial do Brasil em Tóquio, o que não gerou gastos com hospedagem. 

A publicação da última segunda-feira, 1º de abril, no Diário Oficial da União (DOU) destaca a expressão “sem ônus” ao lado do nome de Janja. Seguido do embaixador Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, que recebeu a mesma classificação.

Veja Também

Outras viagens

A equipe que acompanha a primeira-dama Janja da Silva já gastou mais de R$ 1,2 milhão em viagens desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os custos incluem despesas com transporte e diárias, apesar de Janja não ocupar um cargo oficial no governo.

Mesmo sem função formal, a esposa do presidente conta com um grupo de pelo menos 12 assessores e viaja com aparato de segurança fornecido pelo Estado, composto por policiais e delegados federais.

Em julho de 2024, Janja representou o Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, contrariando a prática adotada por Lula em seus dois primeiros mandatos, quando a primeira-dama não assumia compromissos oficiais.

Diante da atuação de Janja, a Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um parecer para definir os limites do papel dos cônjuges de presidentes da República.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter