A avaliação é de que a pressão maior para que o magistrado seja punido estaria vindo de donos de big techs, como Elon Musk. Eles não querem que o STF regulamente as redes sociais
Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes. Foto: Divulgação/TSE
O governo brasileiro intensificou, desde o último final de semana, o diálogo com os Estados Unidos para evitar que a administração de Donald Trump sancione o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo a coluna de Mônica Bergamo, do O GLOBO, a pressão para que Trump sancione o ministro brasileiro não estaria vindo apenas do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que está morando atualmente no país.
De acordo com a colunista, Eduardo tem acesso limitado ao governo Trump e a pressão contra Moraes estaria vindo de personagens que têm trânsito livre no salão oval da Casa Branca, como o dono da Tesla e do “X”, Elon Musk.
Além de Musk, outros donos de big techs estariam atuando nos bastidores para que o ministro Alexandre de Moraes seja sancionado por conta de sua atuação no STF, para regulamentar as redes sociais.
Entenda
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou no 21 de maio que "há uma grande possibilidade" de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja alvo de sanções por parte do governo Trump.
A declaração foi feita durante um depoimento de Rubio durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA.
A fala ocorreu em resposta a uma pergunta do parlamentar republicano Cory Mills (Flórida), que acusou o STF de "perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns". Segundo o deputado, "o que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Jair Bolsonaro”.
“Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo norte-americano. O que você pretende fazer, e você consideraria sanções ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sob a Lei Global Magnitsky?", questionou.
“Isso está sob análise neste momento, e há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, disse Rubio ao confirmar o questionamento do deputado.
2
20:49, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+