Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula trabalha para evitar que Moraes sofra sanções dos EUA e vê pressão das big techs

A avaliação é de que a pressão maior para que o magistrado seja punido estaria vindo de donos de big techs, como Elon Musk. Eles não querem que o STF regulamente as redes sociais

Jameson Ramos

28 de maio de 2025 às 08:40   - Atualizado às 08:56

Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes. Foto: Divulgação/TSE

O  governo brasileiro intensificou, desde o último final de semana, o diálogo com os Estados Unidos para evitar que a administração de Donald Trump sancione o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, do O GLOBO, a pressão para que Trump sancione o ministro brasileiro não estaria vindo apenas do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que está morando atualmente no país.

De acordo com a colunista, Eduardo tem acesso limitado ao governo Trump e a pressão contra Moraes estaria vindo de personagens que têm trânsito livre no salão oval da Casa Branca, como o dono da Tesla e do “X”, Elon Musk.

Além de Musk, outros donos de big techs estariam atuando nos bastidores para que o ministro Alexandre de Moraes seja sancionado por conta de sua atuação no STF, para regulamentar as redes sociais.

Entenda

Veja Também

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou no 21 de maio que "há uma grande possibilidade" de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja alvo de sanções por parte do governo Trump. 

A declaração foi feita durante um depoimento de Rubio durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA.

A fala ocorreu em resposta a uma pergunta do parlamentar republicano Cory Mills (Flórida), que acusou o STF de "perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns". Segundo o deputado, "o que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Jair Bolsonaro”. 

“Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo norte-americano. O que você pretende fazer, e você consideraria sanções ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sob a Lei Global Magnitsky?", questionou.

“Isso está sob análise neste momento, e há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, disse Rubio ao confirmar o questionamento do deputado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:49, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter