Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula gasta meio milhão em anúncios sobre segurança após megaoperação no Rio de Janeiro

Ao todo, quatro publicações foram impulsionadas com verba pública desde a última terça-feira, 28 de outubro.

Isabella Lopes

01 de novembro de 2025 às 16:02   - Atualizado às 16:06

Megaoperação e Lula.

Megaoperação e Lula. Foto: Divulgação / Agência Brasil e Reprodução/Canal Gov

Nos dias que sucederam a megaoperação policial realizada na terça-feira, 28 de outubro, nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, o governo federal passou a investir fortemente em campanhas digitais sobre segurança pública.

De acordo com um levantamento da CNN Brasil, realizado até este sábado, 1º de outubro, o valor destinado a impulsionamentos no Facebook e Instagram varia entre R$ 457 mil e R$ 545 mil. Os dados foram obtidos na Meta Ad Library, ferramenta que permite acompanhar a transparência de anúncios pagos nas plataformas da Meta.

As publicações patrocinadas, segundo a CNN, tratam de temas relacionados à estratégia do governo na área da segurança. Um dos conteúdos discute a letalidade das operações no Rio, defendendo que ações em territórios dominados pelo crime precisam ocorrer em conjunto com inteligência e articulação institucional.

Outra publicação apresenta os principais pontos da PEC da Segurança, proposta que amplia as competências da União e fortalece a integração entre os órgãos de segurança. Um terceiro anúncio explica o Projeto de Lei Antifacção, que endurece penas e cria regras para o isolamento de lideranças criminosas.

Além disso, houve uma postagem destacando que 30% das operações da Polícia Federal em 2025 tiveram como alvo crimes de abuso sexual infantil, em referência às ações federais mais recentes no combate a esse tipo de crime.

Veja Também

Estratégia e repercussão

Ao todo, quatro publicações foram impulsionadas com verba pública desde a última terça-feira, 28 de outubro. O objetivo, de acordo com o levantamento, é ampliar o alcance das mensagens do governo nas redes sociais em meio à repercussão da operação no Rio, considerada a mais letal da história do estado.

A CNN afirmou ter procurado a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para comentar os gastos e os critérios da ação publicitária. Até a publicação da reportagem, o órgão não havia respondido.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:01, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter