Ex-traficante do Rio testemunha transformação em Deus Foto: Divulgação
O testemunho de Maycon Freitas, ex-traficante do Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais após a recente megaoperação que deixou 121 mortos na cidade. Hoje com 26 anos, Maycon encontrou um novo propósito em Deus e usa a própria história para mostrar que a mudança é possível, mesmo em situações extremas.
“Eu sou uma pessoa que viveu a realidade do crime e de uma favela, sei o que famílias, mães, esposas e pais estão passando agora. Eu poderia estar morto agora se eu tivesse continuado vivendo essa vida fácil, de mentira, de ilusão e que tem 2 caminhos: cadeia ou morte”.
Ajoelhado, agradeceu a Deus por sua transformação, destacando que aprendeu a valorizar coisas que vão além da fama, do dinheiro e da ostentação:
“Hoje eu acordei com o sentimento de gratidão, porque hoje minha mãe dorme com a cabeça tranquila sabendo que eu estou em casa, que estou aqui na internet mostrando que é possível sair do tráfico e mudar de vida! Por isso veja esse vídeo, se inspire nele, acredite em você e que você pode mudar sim”.
Maycon mora em Iguaba Grande, no Rio de Janeiro, e foi preso em janeiro de 2018 por tráfico de drogas. Em entrevista ao jornal O Globo, relembrou o momento em que quase perdeu a vida:
“Na hora que apontaram a arma para a minha cabeça, pensei que ia morrer. Foi aí que senti que Deus ainda tinha um propósito para mim”.
Durante os nove meses de detenção, enfrentou condições precárias e isolamento da família. Segundo ele:
“A cadeia era um inferno, mas foi lá que caiu a ficha. Eu não tinha nascido para aquilo”.
Após cumprir a pena, Maycon continuava lidando com vícios até que, em um confronto com policiais, ouviu uma voz interior que mudou sua trajetória:
“Enquanto apanhava, ouvi uma voz dentro de mim: ‘Essa é sua última chance de mudar de vida’”.
Hoje, Maycon superou o vício e tornou-se corredor amador de meia-maratona. Ele compartilha seu testemunho com o objetivo de inspirar outras pessoas:
“Sou a prova de que recomeçar e ressocializar é possível. Espero que essa mensagem possa gerar no coração de quem precisa ler a vontade de mudar assim como eu tive quando ouvi a voz de Deus”.
Sobre a recente megaoperação no Rio, ele refletiu:
“Eu sou uma pessoa que, se eu não mudasse, se eu não saísse daquele lugar, eu poderia ser uma dessas pessoas [dos mortos]. A minha mãe também poderia estar chorando”.
“Se eu estou aqui hoje, gravando vídeo na internet, mostrando de onde eu saí, é na intenção de acordar quem ainda não conseguiu acordar. É conseguir levar esperança para a mãe de alguém que está com o filho no tráfico, com o filho nas drogas, e mostrar para ela que é possível o filho dela sair de lá”.
Em outra publicação, Maycon relatou sua decisão de parar de beber e usar drogas de forma radical:
“Eu não sei se você vai acreditar nisso, mas eu parei de fumar, parei de beber, parei de cheirar, larguei de um dia pro outro. Eu ouvi uma voz e no dia seguinte eu já não estava mais fazendo nada”.
“Sabe por quê? Porque a decisão de escolha é minha. Se eu sei o que preciso fazer para parar e não faço, é porque ainda não quero mudar. Eu já não estava mais aguentando mentir para mim mesmo, dizendo que aquela vida era a que eu queria viver. De lá pra cá, irmão, a minha vida nunca mais foi a mesma”.
Maycon Freitas segue hoje como exemplo de transformação, mostrando que, mesmo em contextos de violência e pobreza, é possível reescrever a própria história e encontrar esperança através da fé e da mudança de comportamento.
1
3
07:43, 10 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a decisão judicial, Dilson está proibido de se aproximar da vítima e de seus familiares em distância inferior a 200 metros.
Novo documento do Vaticano alerta para uso incorreto de títulos marianos, como "corredentora", e reafirma que Jesus é o único Salvador segundo a doutrina católica.
O evento religioso, terá início no dia 28 de novembro e seguirá até 9 de dezembro, com uma programação repleta de celebrações, missas, novenas, procissões e shows.
mais notícias
+