Pernambuco, 26 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governo Lula divulga MP que determina tributação mínima de 15% sobre as grandes multinacionais

A cobrança adicional vale para empresas estrangeiras, com faturamento anual superior a 750 milhões de euros.

04 de outubro de 2024 às 15:55   - Atualizado às 15:55

Presidente Lula e Ministro da Fazenda, Fernando Haddad conversando.

Presidente Lula e Ministro da Fazenda, Fernando Haddad conversando. Foto: Agência Brasil/EBC

O governo publicou em edição extra do Diário Oficial (DOU) na quinta-feira, 3 de outubro, uma medida provisória que institui um adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para a adaptação da legislação brasileira às Regras Globais Contra a Erosão da Base Tributária - Regras GloBE. A cobrança adicional vale para multinacionais estrangeiras, com faturamento anual superior a 750 milhões de euros.

Ela segue o Pilar 2 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que estabelece tributação mínima de 15% para essas grandes empresas a nível global. O governo federal não divulgou expectativa de arrecadação com a medida.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A tributação mínima efetiva instituída pela MP será por meio de adicional da CSLL. O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a subsecretária de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Cláudia Pimentel, e o diretor de Programa da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria, vão detalhar a medida em entrevista coletiva na sexta-feira, 4 de outub, em São Paulo.

A Receita Federal é que vai regulamentar essa cobrança, incluindo conversão de moedas, ajustes a serem realizados e todo o arcabouço regulatório. Essas regras serão periodicamente atualizadas para que estejam em consonância com os documentos de referência aprovados pela OCDE, para que preencham os requisitos para qualificação do Adicional da CSLL como um Qualified Domestic Minimum Top-up Tax (QDMTT).

A MP já traz as definições das entidades constituintes do grupos de empresas multinacionais e dos conceitos de lucro ou prejuízo GloBE de cada uma delas. Também já estão listados quais são os tributos abrangidos ajustados por essas empresas e os que não serão considerados para os fins desta apuração. O texto também explicita a lógica para a formação da Alíquota Efetiva e as regras de transição.

Esta é a segunda MP importante que o governo publica nesta semana em DOU Extra tarde da noite. Na quarta-feira, foi editada a medida que alonga o prazo para instituições financeiras deduzirem perdas decorrentes de inadimplência da base de cálculo do IRPJ e CSLL. Esta medida deve gerar uma arrecadação adicional que superará os R$ 16 bilhões em 2025.

Estadão Conteúdo 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:18, 26 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Jair Bolsonaro e Pablo Marçal
Reação

PABLO MARÇAL diz que BOLSONARO 'só considera candidato a PRESIDENTE quem é parente'

A fala do empresário foi uma resposta após ser chamado pelo ex-mandatário de "carta fora do baralho" na disputa de 2026.

Presidente do Banco do Nordeste Paulo Câmara
Iniciativa

CREDIAMIGO supera em 10% META DE R$ 500 MILHÕES da 1° fase do Programa Acredita no Primeiro Passo

A parceria entre o Banco do Nordeste e o Governo Federal ajudou a impulsionar os negócios de 60 mil famílias na área de atuação a instituição e que são inscritas no CadÚnico.

Ministro do STF Gilmar Mendes
Sugestão

GILMAR MENDES diz que SEMIPRESIDENCIALISMO é tema presente em 2025; ENTENDA O MODELO

Em 2023, o atual presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, afirmou que a medida poderia ser "uma forma de estabilização para a democracia".

mais notícias

+

Newsletter