SISU abre mais de 274 mil vagas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026 estão oficialmente abertas e já movimentam estudantes de todo o país em busca de uma vaga no ensino superior público. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo oferece mais de 274 mil vagas distribuídas em cerca de 7,3 mil cursos de graduação em 136 instituições públicas de educação superior, incluindo universidades federais, estaduais e institutos federais presentes em dezenas de municípios brasileiros.
O período de inscrições teve início em 19 de janeiro e segue até 23 de janeiro de 2026, e a participação é totalmente gratuita, permitindo que estudantes de todo o Brasil, que realizaram as últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disputem uma oportunidade para cursar áreas como Medicina, Engenharia, Administração, Pedagogia e muito mais.
Nesta edição, o SISU 2026 se destaca como a maior desde a criação do programa, tanto pelo número recorde de vagas quanto pela abrangência nas instituições participantes. Os candidatos podem utilizar as notas das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025, para disputar vagas, e o sistema calcula automaticamente qual das médias favorece mais o estudante, desde que a redação não tenha sido zerada.
As vagas estão distribuídas em diferentes regiões do Brasil, contemplando estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e outros, com destaque para cursos com grande procura, como Pedagogia, Administração e Ciências Biológicas, cada um com milhares de oportunidades.
Participar do SISU 2026 é simples:
O processo é aberto apenas a estudantes que tenham concluído o ensino médio, com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior pública em todo o país.
Uma das novidades desta edição é o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 mensais para estudantes que ingressarem em cursos de licenciatura presencial por meio do SISU e cumprirem os requisitos de desempenho estabelecidos pelo MEC.
Entre as vantagens adicionais desta edição também está a possibilidade de concorrer a vagas por meio de ações afirmativas, como cotas para estudantes de escola pública, baixa renda e outras modalidades, dependendo da instituição e do perfil do candidato.
3
20:56, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Sem decreto publicado, expectativa é de que pagamento siga modelo antecipado, com parcelas em abril e maio.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+