Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula classifica megaoperação no Rio como "desastrosa" e diz que houve "matança"

O presidente afirmou que seu governo vai pressionar por uma investigação independente.

Ricardo Lélis

04 de novembro de 2025 às 16:16   - Atualizado às 16:32

Lula critica megaoperação no Rio de Janeiro.

Lula critica megaoperação no Rio de Janeiro. Fotos: Reprodução/Canal Gov e Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira, 4 de novembro, sobre a Operação Contenção, realizada no dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro. Para o presidente, a operação foi “desastrosa”.

“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, disse o presidente em entrevista a agências internacionais de notícias.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente disse que seu governo vai pressionar por uma investigação independente. “É importante ver em que condições se deu”, disse Lula.

“A ordem do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança, e houve uma matança”, acrescentou.

A Operação Contenção integrou 2500 policiais de diversas unidades fluminenses para atacar pontos estratégicos da facção Comando Vermelho em bairros dos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação teve tiroteios intensos e registrou a morte de 121 pessoas, sendo quatro delas policiais.

Conteúdos Recomendados

Moradores relatam que dezenas de corpos foram encontrados na mata, muitos deles com sinais de rendição, como mãos e pernas amarrados, e de execução e tortura.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sustenta a versão de que todos os homens que se renderam foram presos, além de afirmar que a operação “foi um sucesso”. Essa foi a operação policial mais letal da história do estado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já havia se manifestado favorável a uma investigação independente para "garantir responsabilização pelos fatos, interromper violações de direitos humanos e assegurar proteção a testemunhas, familiares das vítimas e defensores de direitos humanos".

COP30

Lula conversou com jornalistas em Belém, onde acontecerá a Cúpula do Clima, nos próximos dias 6 e 7, que reunirá dezenas de chefes de Estado. A partir do dia 10, a capital paraense recebe a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:54, 11 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Adiado

Fraude no INSS: Governo Lula prorroga prazo para pedido de ressarcimento; saiba quando

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra na COP30.
Sustentabilidade

Raquel Lyra lidera comitiva pernambucana na COP-30 com foco em energia limpa

Governadora participa de painéis estratégicos, encontra rainha da Dinamarca e busca parcerias para transição energética em Suape.

Lula na abertura da COP30.
Vídeo

Lula diz que é preciso 'impor nova derrota' aos negacionistas no discurso de abertura da COP30

O presidente defendeu que a governança global precisa contribuir a favor de uma transição justa para economias de baixo carbono que evite um colapso climático planetário.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter