Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fraude no INSS: Governo Federal já devolveu R$ 1,29 bilhão a aposentados e pensionistas

Desde o início dos pagamentos, em 24 de julho, mais de 2,3 milhões de pessoas aderiram ao acordo de ressarcimento.

Ricardo Lélis

12 de setembro de 2025 às 17:30   - Atualizado às 17:30

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.

Reembolso dos descontos ilegais do INSS. Foto: Reprodução/Internet

Governo Federal já devolveu R$1,29 bilhão a aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos indevidos em seus benefícios.

Desde o início dos pagamentos, em 24 de julho, mais de 2,3 milhões de pessoas aderiram ao acordo de ressarcimento, o que corresponde a cerca de sete em cada dez beneficiários que estão aptos a receber.

Até a próxima segunda-feira, 15 de setembro, 99% dos que já assinaram o acordo terão recebido o dinheiro de volta, já que os pagamentos são feitos em até três dias úteis após a adesão.

Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta onde o aposentado recebe o benefício.

O prazo segue aberto para quem ainda não fez a adesão. O procedimento é gratuito, simples e não exige envio de documentos.

Veja Também

“Esse é um compromisso de respeito com quem dedicou a vida inteira ao trabalho. O dinheiro de cada aposentado e pensionista voltará para sua conta com segurança, agilidade e transparência”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Quem pode aderir?

  • Quem contestou descontos e não recebeu resposta da entidade em até 15 dias úteis;
  • Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025;
  • Quem tem processo na Justiça, desde que ainda não tenha recebido os valores (nesse caso, é preciso desistir da ação).

O INSS pagará 5% de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

Como funciona o processo de adesão?

  1. Contestar o desconto indevido – É o primeiro passo. A contestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios.
  2. Aguardar resposta da entidade – Prazo de até 15 dias úteis.
  3. Sem resposta da entidade? Opção liberada – O sistema libera para adesão ao acordo.
  4. Aderir ao acordo – Pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas Agências dos Correios.

No aplicativo Meu INSS: acesse com CPF e senha, vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”, role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.

Importante: Não é possível aderir ao acordo pela Central 135.

Prazos

A contestação de descontos pode ser feita até, no mínimo, 14 de novembro de 2025, e a adesão ao acordo continuará disponível mesmo depois dessa data.

Não caia em golpes

O INSS não envia links, SMS ou mensagens pedindo dados pessoais, e não cobra taxas nem solicita intermediários. Toda a comunicação é feita apenas pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 e agências dos Correios.

Secretaria de Comunicação Social

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:11, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

 Marco Aurélio Santana Ribeiro e Roberta Luchsinger.
Dinheiro

Marcola, ex-chefe de gabinete de Lula admite ter recebido empréstimo de amiga de Lulinha

Em nota divulgada à imprensa, Marco Aurélio disse que o pagamento foi um "empréstimo pessoal contraído e já quitado".

Candidato a Presidência da República, Renan Santos.
Segurança

Renan Santos explica slogan "Prendeu, matou" e defende plano ação da polícia contra o crime

"Eu proponho, como comunicado oficial para todos os traficantes que ocupam o território brasileiro, que eles se entreguem. Aí nossa polícia não precisa matar ninguém", afirmou o candidato a presidência.

Renan Santos, candidato a Presidência da República.
Proposta

Renan Santos afirma que pretende "acabar com as favelas" e transformá-las em bairro

As declarações do candidato à Presidência da República foram feitas durante a oficialização de sua candidatura pelo partido Missão, no sábado, 1º de agosto.

mais notícias

+

Newsletter