Pernambuco, 02 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Compreenda melhor a tramitação da proposta de Reforma da Previdência no Congresso

20 de fevereiro de 2019 às 13:44

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que se pronunciará sobre sua admissibilidade, no prazo de cinco sessões do Plenário. Nessa fase, a CCJ analisa se a proposta fere direitos, garantias individuais, separação dos Poderes etc. Se a proposta for admitida, o presidente da Câmara designará uma comissão especial para o exame do mérito da proposição. Essa comissão terá o prazo de 40 sessões do Plenário, a partir de sua formação, para aprovar um parecer. Somente na comissão especial poderão ser apresentadas emendas, com o mínimo de 171 assinaturas de deputados cada uma, no prazo de dez sessões do Plenário. Após a publicação do parecer e intervalo de duas sessões, a proposta será incluída na ordem do dia do Plenário, onde será submetida a dois turnos de discussão e votação. Entre os dois turnos há um intervalo de cinco sessões do Plenário. Para ser aprovada, a proposta precisa ter, em ambos os turnos, 3/5 dos votos dos deputados (308), em votação nominal. Se aprovada, a proposta é enviada ao Senado, onde será analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário. No Senado, a proposta também precisa ser aprovada em dois turnos pelo Plenário. Para a aprovação, são necessários 3/5 dos votos (49) em cada turno. Se o Senado aprovar a proposta recebida da Câmara integralmente, o texto será promulgado em seguida pelo Congresso Nacional, tornando-se uma emenda à Constituição. Se o Senado aprovar apenas uma parte, esta parte poderá ser promulgada separadamente, enquanto a parte alterada volta para a Câmara dos Deputados (promulgação fatiada). Se o Senado aprovar um texto diferente do da Câmara, o texto volta para a Câmara para ser analisado. Para uma emenda ser promulgada, o mesmo texto precisa ter sido aprovado pelas duas Casas. Se a proposta for aprovada nos prazos mínimos, poderá entrar em vigor na primeira quinzena de setembro. Fonte: Agência Câmara Notícias Imagem: abcdoabc.com.br

TAGS

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:55, 02 Dez

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula.
Contradição

SALÁRIO MÍNIMO: LULA havia dito que não mexeria no REAJUSTE, mas limitou a 2,5% acima da INFLAÇÃO

Em julho deste ano, o presidente destacou a importância de garantir a reposição inflacionária e o aumento com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann
Evento

PT realiza seminário para DISCUTIR a presença da DIREITA nas redes sociais

O evento, denominado A Realidade Brasileira e os Desafios do Partido dos Trabalhadores, deve servir de base para traçar diretrizes e estratégias paras próximas eleições.

STF decide arquivar acusação contra família que hostilizou Moraes após pedido de desculpas.
Determinação

STF decide arquivar acusação contra família que hostilizou Moraes após pedido de desculpas

A decisão de Toffoli foi tomada após os advogados dos acusados protocolarem no Supremo pedido de retratação. 

mais notícias

+

Newsletter