Pernambuco, 13 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Carla Zambelli deve ser extraditada da Itália em breve, diz Lewandowski

O ministro da Justiça defende que existem precedentes fortes de cooperação entre os países para esse tipo de caso.

Ricardo Lélis

14 de junho de 2025 às 15:41   - Atualizado às 15:41

Carla Zambelli e Ricardo Lewandowski

Carla Zambelli e Ricardo Lewandowski Fotos: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou na sexta-feira, 13 de junho, que a deputada federal licenciada e foragida Carla Zambelli (PL-SP) deve ser extraditada da Itália para o Brasil em breve.

"O pedido (de extradição) foi transmitido ao governo italiano e essa senhora (Zambelli) está sendo procurada pelas autoridades policiais italianas. Já existe uma ideia de onde ela esteja e imaginamos que ela em breve será extraditada", declarou o ministro em evento realizado por uma faculdade particular.

Zambelli chegou a afirmar que sua cidadania a tornaria "intocável" na Itália. No entanto, Lewandowski defende que "existem precedentes fortes de cooperação entre Brasil e Itália.

"Nós temos um tratado de cooperação e a dupla nacionalidade e, tendo em conta aquilo que se encontra no tratado, não impede a extradição".

O ministro ressalta que a constituição italiana não impede a extradição de seus cidadãos. Por fim, ele ainda cita o caso em que o governo brasileiro enviou Cesare Battisti de volta à Itália e defende que, com base no principio de reciprocidade, espera receber Carla Zambelli.

Zambelli na mira da polícia e diplomatas

Zambelli fugiu para os EUA e em seguida para a Itália com o intuito de evitar a sua condenação a 10 anos de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça.

A deputada, que possui cidadania no país europeu, teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi inclusa na lista vermelha de procurados da Interpol, a tornando uma procurada na Itália. Posteriormente, com o trânsito em julgado de sua sentença, a prisão tornou-se definitiva.

Na última quinta-feira, 12, o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, afirmou que Zambelli "poderá ser presa a qualquer momento".

De acordo com o diplomata, a deputada licenciada só evitaria o cárcere se mantendo dentro de casas e hotéis, uma vez que não há mandato, mas poderia ser captura em espaço público.

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:51, 13 Jul

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

 Ex-ministro Aldo Rebelo com Lula
Brasil

'Lula parece atormentado e divide o Brasil'; diz ex-ministro que já integrou seu governo

O ex-ministro Aldo Rebelo, que já integrou diferentes governos e foi aliado político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez duras críticas à atual condução do governo federal.

O apresentador Danilo Gentili, do programa The Noite, no SBT, causou repercussão na internet ao criticar o mercado publicitário
Justiça

Comediantes perseguidos, militantes blindados: Gentili fala em ditadura do politicamente correto

"Um comediante, num palco de teatro, conta uma piada e é condenado à prisão. Um professor universitário faz discurso de ódio contra uma criança [] e fica por isso mesmo", declarou Gentili

Michelle Bolsonaro e Lula.
Fala

Michelle Bolsonaro pede em carta que Lula "baixe as armas" e "assuma os erros"

A ex-primeira dama leu a carta durante um evento no Acre, neste sábado, 12 de julho.

mais notícias

+

Newsletter