Tarcísio de Freitas durante conferência. Tarcísio de Freitas durante conferência.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez uma declaração durante a 17ª edição da Itaú BBA Latam CEO Conference em Nova York. O gestor do estado revelou que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) possui 1,1 mil postos de gasolina e está começando a adquirir usinas de etanol.
Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
"O PCC não vai pagar o preço justo pela cana de açúcar. A facção vai chantagear o produtor para pagar um preço menor, ele vai usar a força para isso", comenta Tarcísio.
Tarcísio de Freitas destacou que essas organizações criminosas estão promovendo derrubadas de biomas, exacerbando a questão ambiental. O governador enfatizou a necessidade urgente de enfrentar dois problemas principais relacionados às facções: a lavagem de dinheiro e o domínio territorial.
"Quando se fala em desmatamento da Amazônia, e, às vezes, se quer atribuir a responsabilidade ao agronegócio, se esquece que boa parte do desmatamento ocorre pelas mãos do crime organizado, que detém o comando da maioria absoluta dos garimpos na região Norte", diz Freitas.
O governador explicou que a lavagem de dinheiro é realizada através da infiltração do crime organizado em negócios legítimos, como postos de gasolina e usinas de etanol. Além disso, o domínio territorial pelas facções representa um desafio significativo para as autoridades.
Tarcísio ressaltou a importância de ações coordenadas para combater a expansão do PCC e outras facções criminosas, especialmente no setor econômico e ambiental. Ele chamou a atenção para a urgência de enfrentar esses desafios para garantir a segurança e a sustentabilidade no estado de São Paulo.
"O que aconteceu na Baixada Santista foram confrontos em função de uma reconquista do território. Isso é fundamental", destaca Tarcísio.
As revelações do governador de São Paulo na conferência sublinham a complexidade e a gravidade da infiltração do crime organizado em setores econômicos legais. A luta contra essas facções exige esforços contínuos e integrados das autoridades para preservar a integridade econômica e ambiental da região.
2
23:29, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
mais notícias
+