Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SDS expulsa cinco agentes da Polícia Militar de Pernambuco; entenda motivos

As expulsões, segundo a SDS, seguem as normas disciplinares da Polícia Militar e visam preservar a integridade institucional e a confiança pública na corporação.

Gabriel Alves

15 de outubro de 2025 às 15:10   - Atualizado às 15:13

Sede da SDS.

Sede da SDS. Foto: SDS/Divulgação

Cinco policiais militares foram expulsos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) após a conclusão de processos administrativos disciplinares, segundo portarias publicadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). Os casos envolvem desde violência doméstica e tentativa de feminicídio até embriaguez, ameaças com arma de fogo e abandono de função.

Entre os expulsos está o subtenente Antônio Moura Cavalcante Filho, acusado de participar de agressões físicas contra duas mulheres. De acordo com o documento da SDS, ele desferiu socos e chutes nas vítimas, mesmo após elas estarem feridas por golpes de arma branca e caídas ao chão, sem oferecer resistência. O militar foi indiciado por tentativa de homicídio e tentativa de feminicídio, e a denúncia foi aceita pela 1ª Vara Criminal de Camaragibe.

Outro caso de violência registrado na portaria é o do cabo Márcio Vandré Oliveira dos Santos, expulso por agredir física e verbalmente sua ex-companheira, em um contexto de violência doméstica e familiar. Além das agressões, ele também ameaçou a vítima de morte. A SDS destacou que o comportamento do militar “violou gravemente os preceitos éticos e disciplinares da corporação”, atingindo a honra pessoal e o decoro da classe.

O soldado Jaciel Israel de Lima também foi desligado da PM após um episódio ocorrido em abril de 2022, quando, embriagado, tentou que um garçom servisse bebida alcoólica a ele e a um menor de idade. Diante da recusa, reagiu de forma agressiva, ameaçando um cliente com uma arma de fogo e incitando o menor a apontar a arma para a vítima. Segundo a portaria, Jaciel desobedeceu ordens da guarnição, se recusou a entregar a arma e proferiu ameaças aos colegas de farda, alegando ter “familiares coronéis”.

O soldado Wenderson Marcelino Cardoso Ribeiro de Alencar foi punido por descumprir ordem médica que determinava repouso domiciliar por três dias. Um dia após receber o atestado, ele participou de um teste físico para um concurso público, conduta considerada incompatível com o quadro clínico apresentado.

Veja Também

Por fim, o soldado Aureliano Alves de Souza Neto foi excluído da corporação por abandono de posto. Após cumprir licença médica, ele não retornou às atividades e permaneceu desaparecido, sendo considerado desertor da PM.

As expulsões, segundo a SDS, seguem as normas disciplinares da Polícia Militar e visam preservar a integridade institucional e a confiança pública na corporação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:10, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Carnaval em Pernambuco não será feriado.
Data

Carnaval é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Veja lista de estados

Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.

Operação Lei Seca em Recife.
Iniciativa

Governo de Pernambuco amplia Operação Lei Seca para reforçar fiscalização no Carnaval 2026

Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.

mais notícias

+

Newsletter