Governadora Raquel Lyra Foto: Janaína Pepeu/Secom
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a restauração da PE-483, uma via estratégica para o Sertão Central.
O trecho requalificado, com 13,7 quilômetros de extensão, liga o entroncamento com a BR-232 ao distrito de Umãs, em Salgueiro, beneficiando mais de 62 mil moradores.
Com um investimento de R$ 22 milhões, a obra faz parte do programa PE na Estrada e representa um avanço significativo para a mobilidade regional.
Durante a cerimônia de entrega, realizada no município de Salgueiro, a governadora destacou a importância da obra.
Além disso, Lyra reforçou que essa entrega é apenas uma das várias ações previstas para a recuperação da malha viária estadual.
A obra, que havia sido interrompida em gestões anteriores, foi uma das demandas apresentadas pela população no programa Ouvir para Mudar.
Por isso, sua conclusão marca um passo importante na resposta do governo às reivindicações da comunidade. Os serviços incluíram terraplenagem, pavimentação com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e a ampliação da plataforma da rodovia de 6 para 8 metros, incorporando acostamentos em dez quilômetros do trajeto.
Dessa forma, a infraestrutura viária do Sertão ganha um novo impulso, favorecendo tanto os pequenos produtores quanto o setor comercial da região.
Além de reduzir o tempo de deslocamento até Terra Nova, a melhoria na via proporciona mais segurança e conforto para os motoristas e facilita o transporte de produtos agrícolas, como cebola, tomate, goiaba e maracujá, além do transporte de caprinos e ovinos.
Consequentemente, os produtores locais poderão expandir suas atividades com mais eficiência e menos custos logísticos.
A obra também contemplou a instalação de defensas metálicas em áreas de risco, a implantação de sinalização horizontal e vertical e a construção de redutores de velocidade no trecho urbano. Ao mesmo tempo, o sistema de drenagem está sendo finalizado para garantir maior durabilidade ao pavimento.
3
08:18, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.
mais notícias
+