Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra destaca políticas de assistência social e combate à fome durante gestão

A governadora de Pernambuco citou o Mães de Pernambuco e a contemplação de 235 cozinhas comunitárias pelo Estado.

Gabriel Alves

14 de novembro de 2025 às 09:56   - Atualizado às 09:56

Raquel Lyra durante Encontro Estadual de Proteção Social, no Recife.

Raquel Lyra durante Encontro Estadual de Proteção Social, no Recife. Foto: Hesíodo Góes/Secom

Durante o Encontro Estadual de Proteção Social, na quinta-feira, 13 de novembro, a governadora Raquel Lyra (PSD) reafirmou os avanços de Pernambuco na área da Assistência Social. A gestora destacou algumas políticas públicas já consolidadas, citando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o Mães de Pernambuco, que já alcançou mais de 134 mil mulheres com o auxílio de R$ 300 mensais, e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), contemplando as 235 cozinhas comunitárias que já superaram 19 milhões de refeições servidas para pessoas em vulnerabilidade social.

O evento aconteceu no Recife e contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause.

"Hoje, o Governo de Pernambuco tem quase R$ 1 bilhão garantido no orçamento para fortalecer a assistência social, combater a fome através das cozinhas comunitárias e do Mães de Pernambuco. Nós temos integrando a rede socioassistencial de todo o Estado, construindo as parcerias necessárias, garantindo os recursos financeiros e todo o apoio técnico para atender aos que mais precisam”, destacou Raquel Lyra.

A iniciativa reuniu gestores, técnicos e representantes da rede de Assistência Social de 103 municípios pernambucanos. Ao final do encontro, os municípios receberam kits com uma coletânea atualizada de legislações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reforçando o apoio técnico do Estado às gestões locais e a reafirmando a parceria contínua na construção de políticas públicas de inclusão, cidadania e combate às desigualdades.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, o trabalho conjunto fortalece a descentralização das políticas públicas.

Veja Também

“Desenvolvemos um trabalho muito forte de impacto nas populações mais vulneráveis das regiões. O objetivo deste evento é fortalecer a união entre o Estado e os municípios. A assistência social é a porta de entrada do serviço público, por isso, é fundamental que o Estado esteja presente para que possam atuar de forma articulada e eficiente”, comentou.

Representando os gestores municipais, Jéssica Sales, do município de Riacho das Almas, no Agreste Central, reforçou o impacto do apoio estadual no cotidiano da assistência social.

"A gente precisava que o Estado estivesse ao nosso lado. Tenho dez anos de atuação na assistência e nunca tinha visto algo assim. Estamos testemunhando os avanços da assistência social aqui em Pernambuco”, celebrou. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:31, 24 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereador Eduardo Moura denuncia suposta perseguição do PSB a políticos de oposição e à imprensa
Acusação

Vereador Eduardo Moura denuncia suposta perseguição do PSB a políticos de oposição e à imprensa

Durante o discurso, o parlamentar apresentou vídeos e relatos de candidatos e portais que afirmam ter sofrido retirada de publicações, aplicação de multas e até derrubada de perfis após denúncias em massa.

A pesquisa também mostrou diferença na taxa de desaprovação dos dois governantes. Enquanto 33% dos entrevistados desaprovam o petista, o índice é de 29% para Raquel Lyra.
Cenário

Datafolha: Raquel Lyra é mais aprovada que Lula em Pernambuco, com 66% contra 62%

A pesquisa também mostrou diferença na taxa de desaprovação dos dois governantes. Enquanto 33% dos entrevistados desaprovam o petista, o índice é de 29% para Raquel Lyra.

Raquel Lyra destaca apoio do eleitorado em Surubim: "Foi o Agreste que me ajudou a chegar ao Palácio"
Campanha

Raquel Lyra destaca apoio do eleitorado em Surubim: "foi o Agreste que me ajudou a chegar ao Palácio"

A candidata à reeleição reuniu apoiadores pelas ruas do município na noite do domingo, 23 de agosto, e reforçou a importância da região em sua trajetória política.

mais notícias

+

Newsletter