Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação Barricada Zero: governador do RJ planeja remover mais de 13 mil barreiras do crime

A expectativa de início de remoção das barricadas é na próxima semana. 12 cidades serão palcos da operação nesta primeira etapa.

Gabriel Alves

17 de novembro de 2025 às 17:07   - Atualizado às 17:07

Barricada instalada pelo crime.

Barricada instalada pelo crime. Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), apresentou a Operação Barricada Zero nesta segunda-feira, 17 de novembro. A ação, que se trata de uma integração entre as forças de segurança, prefeituras da Região Metropolitana do RJ e secretarias, tem como objetivo remover os obstáculos instalados por criminosos e impedir o avanço do estado nas comunidades cariocas. 

Cerca de 13.604 barreiras foram mapeadas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) apenas no Grande Rio. A expectativa de início de remoção das barricadas é na próxima semana. Nesta primeira etapa, 12 cidades. Veja quais abaixo:

  • Belford Roxo;
  • Duque de Caxias;
  • Itaboraí;
  • Japeri;
  • Maricá;
  • Mesquita;
  • Nilópolis;
  • Nova Iguaçu;
  • Queimados;
  • Rio de Janeiro;
  • São Gonçalo;
  • São João de Meriti.

“Essa é uma ação integrada do governo. Estamos falando que temos todas as condições de vencer batalha, mas a guerra só será vencida com o apoio de todos. Ao invés de impor, empurrar para as prefeituras culpas e problemas, fizemos diferente. Chamamos à mesa e convidamos a ajudar nesse problema, que é de todos”, disse o governador.

“Nossa ideia é as prefeituras fazerem o monitoramento e que a gente possa saber imediatamente e que façamos operações da polícia. Essa retirada será planejada para darmos segurança para a população e para quem está ali trabalhando”, destacou Castro.

“Criaremos um sistema de gratificação para os batalhões que retirarem e não permitirem que essas barricadas sejam reinstaladas".

Veja Também

“Essa ação fazer parte das operações que dissemos. Onde a barricada voltar, a Core e o Bope entram para libertar a população dessas organizações narcoterroristas".

Alimentado por fontes como: Disque Denúncia, imagens de drones e helicópteros, relatos policiais e registros de ocorrência, o ISP desenvolveu o chamado Sistema de Identificação de Georreferenciada das barricadas.

As barreiras vão de lixeiras até "verdadeiras obras de engenharia" instaladas pelo crime.

50 "kits-demolição" compostos por ferramentas de alto desempenho para desobstruir áreas e restabelecer a mobilidade urbana foram adquiridos e anunciados pelo estado do Rio.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:49, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Carnaval em Pernambuco não será feriado.
Data

Carnaval é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Veja lista de estados

Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.

Operação Lei Seca em Recife.
Iniciativa

Governo de Pernambuco amplia Operação Lei Seca para reforçar fiscalização no Carnaval 2026

Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.

mais notícias

+

Newsletter