Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo do Rio de Janeiro confirma 119 mortes em megaoperação; Defensoria Pública fala em 132

Durante a operação, as forças de segurança apreenderam 118 armas, entre elas 91 fuzis, 26 pistolas e um revólver, além de 14 artefatos explosivos.

Gabriel Alves

29 de outubro de 2025 às 13:56   - Atualizado às 14:18

Moradores enfileirando corpos no Rio.

Moradores enfileirando corpos no Rio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Felipe Curi, o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), atualizou o número de mortos nesta quarta-feira, 29 de outubro, após a megaoperação nos complexos da Penha e Alemão. De acordo com o delegado, 119 pessoas morreram, sendo quatro policiais e 115 suspeitos. A ação também resultou em 113 prisões e na apreensão de 10 adolescentes.

Durante a operação, as forças de segurança apreenderam 118 armas, entre elas 91 fuzis, 26 pistolas e um revólver, além de 14 artefatos explosivos. Curi informou que os 115 mortos foram classificados como “opositores”, em referência a tentativas de homicídio contra os agentes.

O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, explicou que uma das estratégias adotadas foi a criação de um “muro do Bope”, referência à atuação do Batalhão de Operações Especiais na área de mata da Serra da Misericórdia, localizada entre os dois complexos. Segundo ele, o objetivo era conter o avanço dos suspeitos e evitar confrontos em áreas habitadas.

“Incluímos a incursão de tropas do Bope para a parte mais alta da mata da Misericórdia, criando um muro do Bope, fazendo com que os marginais fossem empurrados para a área mais alta. Nosso objetivo principal era proteger as pessoas de bem da comunidade”, afirmou Menezes.

O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, declarou que a estratégia de deslocar os confrontos para a área de mata visava preservar vidas inocentes, mas admitiu que a alta letalidade era “previsível, embora não desejada”.

Veja Também

“Optamos por deslocar o contato com os criminosos para a área de mata, onde eles se escondem e atacam os policiais. Tivemos um dano colateral pequeno: quatro pessoas inocentes feridas, sem gravidade”, disse o secretário.

A Operação Contenção, deflagrada na terça-feira (28), é considerada a mais letal da história do Brasil, segundo levantamento preliminar das forças de segurança.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro confirmou, na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, 132 mortos resultantes da megaoperação realizada nos complexos da Penha e Alemão na terça (28). Moradores das regiões, ambas localizadas na Zona Norte, empilham os corpos que estão sendo encontrados, nas ruas, com o intuito de contabilizar o número de óbitos.

Na terça-feira (28), o Governo Estadual havia informado que 64 pessoas morreram durante a Operação Contenção, deflagrada contra lideranças do Comando Vermelho (CV), além de quatro policiais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:54, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Carnaval em Pernambuco não será feriado.
Data

Carnaval é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Veja lista de estados

Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.

Operação Lei Seca em Recife.
Iniciativa

Governo de Pernambuco amplia Operação Lei Seca para reforçar fiscalização no Carnaval 2026

Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.

mais notícias

+

Newsletter