Pernambuco, 19 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo do Rio compra helicóptero de guerra blindado Black Hawk para operações policiais

Segundo a gestão estadual, a aeronave tem capacidade para transportar até 15 pessoas: 11 soldados totalmente equipados e quatro tripulantes.

Gabriel Alves

29 de janeiro de 2026 às 12:20   - Atualizado às 12:20

Helicóptero bimotor Black Hawk, comprado pelo governo do Rio de Janeiro.

Helicóptero bimotor Black Hawk, comprado pelo governo do Rio de Janeiro. Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), assinou um contrato na quarta-feira, 28 de janeiro, que prevê a compra de um helicóptero bimotor Black Hawk para ser usado em operações militares. A aquisição do blindado americano se deu durante a cerimônia de formatura de 474 novos soldados da Polícia Militar (PMERJ).

Segundo a gestão estadual, a aeronave tem capacidade para transportar até 15 pessoas: 11 soldados totalmente equipados e quatro tripulantes; e pode ultrapassar uma velocidade de mais de 200 km/h.

O novo grupo integra o contingente de mil agentes já formados, que atuarão nos batalhões da PMERJ em todo o estado carioca. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Jardim Sulacap, na Zona Oeste do RJ.

Esta foi a terceira turma entre os dois mil candidatos aprovados no concurso público realizado em 2024. Após a conclusão dessa etapa, o governador autorizou a convocação de mais dois mil candidatos, respeitando a ordem de classificação.

Com isso, o total de convocados para o Curso de Formação de Praças chegou a quatro mil candidatos. Atualmente, mil soldados já finalizaram a formação, incluindo os 474 que colaram grau na quarta-feira. Outros 1.500 seguem em treinamento no CFAP, enquanto os 1.500 restantes serão incorporados gradualmente ao longo dos anos de 2026 e 2027.

Veja Também

Ações do governo do RJ

O plano de recuperação de territórios controlados pelo crime organizado foi apresentado pelo governo do Rio de Janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de dezembro As novas medidas incluem o enfrentamento à presença ostensiva do crime e às operações financeiras ilegais e devem ser executadas em cinco etapas, começando por comunidades da zona sudoeste, depois do carnaval de 2026.

O documento é uma das exigências estabelecidas no contexto da ADPF 635, que cobra medidas para conter violações de direitos e o alto número de mortos em operações policiais nas favelas fluminenses. 

A zona sudoeste é uma região dominada por milícias (grupos paramilitares formados por bombeiros e policiais) e pelo Terceiro Comando Puro. A localidade tem sido palco frequente de disputa de territórios entre as facções e testemunha um relevante número de assassinatos. Ali, o governo pretende começar o projeto em Rio das Pedras, favela considerada o berço da milícia, pela Muzema e pela Gardênia Azul, que são áreas controladas pelo Comando Vermelho. 

As regiões foram escolhidas pelo "nível crítico de atuação de grupos armados" e pelas marcas de vulnerabilidade social e degradação ambiental, com impactos na segurança e mobilidade de 70 mil pessoas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:49, 19 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra esteve presente no Carnaval de Pesqueira.
Agreste

Governadora celebra festividade no interior e prestigia Carnaval dos Caiporas, em Pesqueira

Raquel Lyra foi recebida com festa pelos foliões e blocos do munícipio, que é reconhecido por realizar um dos maiores carnavais do interior de Pernambuco.

Raquel Lyra marca presença em carnaval de Bezerros.
Celebração

Raquel Lyra acompanha o tradicional desfile dos papangus de Bezerros e destaca alegria da festa

Ao lado da vice-governadora e da prefeitura de Bezerros, Lucielle Laurentino, a chefe do Executivo foi recebida com alegria pelos foliões locais.

Governadora ao lado de Mano e Andrea Medeiros, prefeito e primeira-dama de Jaboatão.
Participação

Em Jaboatão, governadora prestigia carnaval ao lado do prefeito Mano e primeira-dama Andrea Medeiros

A Folia de Momo em Jaboatão tem uma expectativa de público superior a 100 mil foliões por noite, considerando todos os polos da cidade.

mais notícias

+

Newsletter