Governador do Rio Cláudio Castro e barricada em comunidade. Fotos: Fernando Frazão e Tânia Rêgo/Agência Brasil. Arte: Portal de Prefeitura
O governador Cláudio Castro (PL) do Rio de Janeiro prepara uma nova etapa no enfrentamento ao crime organizado, com foco na remoção de barricadas instaladas por facções do tráfico e por grupos de milícia em comunidades da capital e da Região Metropolitana. Essas estruturas bloqueiam a circulação de veículos, inclusive de equipes de segurança, e dificultam serviços públicos.
Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, o gestor estadual se reúne no Palácio Guanabara, localizado na Zona Sul da cidade do Rio, com prefeitos da capital e das cidades vizinhas para apresentar o planejamento da operação. Após o encontro, haverá coletiva de imprensa.
A ação está prevista para começar no dia 24 e contará com equipes equipadas com tratores e retroescavadeiras, com apoio policial. Entre cinco e dez frentes de trabalho devem atuar diariamente em diferentes comunidades.
A iniciativa se baseia em um modelo adotado pela prefeitura de Belford Roxo, a chamada “Operação Barricada Zero”, que utiliza equipamentos pesados para retirar carros queimados, pedras, tonéis e outros materiais usados para bloquear vias.
Quatro secretarias devem participar diretamente da execução: Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Agricultura, responsáveis pelos equipamentos e pelo suporte operacional. As forças de segurança farão a cobertura das equipes durante a remoção. Depois, técnicos fecharão com concreto e asfalto os buracos abertos por grupos criminosos para reinstalar barreiras.
Integrantes do governo afirmam que a retirada das barricadas será tratada como um primeiro passo para recuperar o controle de áreas dominadas. O plano prevê ações mais ostensivas, com atuação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), caso novos bloqueios sejam reconstruídos.
A reunião de alinhamento desta quinta-feira deve definir o cronograma, divisão de tarefas e mapeamento de áreas prioritárias, principalmente rotas de acesso consideradas estratégicas para serviços públicos e para a movimentação das forças de segurança.
3
07:34, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.
mais notícias
+