Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Agreste pernambucano apresenta redução de 59% nos índices de homicídio, afirma SDS

No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o município de Salgadinho e Lagoa do Ouro se destacam por não registrarem casos de homicídio.

Gabriel Alves

26 de dezembro de 2025 às 08:43   - Atualizado às 08:43

Agentes da Polícia Militar.

Agentes da Polícia Militar. Foto: SDS/Divulgação

A região do Agreste apresentou, ao longo dos primeiros onze meses do ano, uma redução nos casos de homicídio. Durante o mês de novembro, foram contabilizadas 42 cidades sem registros de homicídio consumado, o que representa mais de 59% de todo o território da região. O resultado reforça o impacto das ações integradas no combate á violência.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o município de Salgadinho e Lagoa do Ouro se destacam por não registrarem casos de homicídio, mantendo seus índices zerados, em 2025.

“O mês de novembro foi marcado por uma grande redução e impacto positivo nos indicadores de segurança pública do Agreste. O plano de segurança do Estado, o Juntos pela Segurança, fez importantes investimentos na Polícia Cívil. Atualmente vivemos uma outra realidade em termos de segurança”, afirma o delegado Bruno Vital, diretor integrado do Interior I da PCPE.

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), realizadas pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), no acumulado de janeiro a novembro deste ano, o Agreste apresentou uma diminuição de 11,81% no crime de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). Foram contabilizados 694 registros em 2024 para 612 em 2025.

“Esses números são resultados de um trabalho que vem sendo realizado pela Diretoria Integrada do Interior I, a Dinter I, através das operativas da Secretaria de Defesa Social, trazendo expressivos resultados na redução dos números de homicídio na região do Agreste”, pontuou o coronel Adriel Serafim, diretor integrado do Interior I da PMPE.

Veja Também

Operação Réveillon

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) lançou o esquema especial de segurança pública para o Réveillon 2026, com atuação integrada das forças operativas nos principais polos festivos da Região Metropolitana do Recife e do litoral do Estado.

Ao todo, serão empregados 4.538 postos de trabalho, distribuídos entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e áreas estratégicas da SDS, com investimento de R$ 476.460,00 em diárias extras operacionais.

As ações de segurança ocorrerão de forma escalonada, conforme a programação de cada município. No Recife, a operação acontece nos dias 27, 28 e 31 de dezembro de 2025.

Em Jaboatão dos Guararapes, nos polos de Candeias e Centro, o reforço será entre os dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2026.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:38, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Carnaval em Pernambuco não será feriado.
Data

Carnaval é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Veja lista de estados

Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.

Operação Lei Seca em Recife.
Iniciativa

Governo de Pernambuco amplia Operação Lei Seca para reforçar fiscalização no Carnaval 2026

Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.

mais notícias

+

Newsletter