Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra anuncia aquisição de 185 veículos destinados à assistência social nos municípios

A iniciativa lançada, chamada de Move SUAS PE, conta com investimento superior a R$ 15 milhões.

Ricardo Lélis

26 de dezembro de 2025 às 21:42   - Atualizado às 21:44

Secretário Carlos Braga ao lado da governadora Raquel Lyra.

Secretário Carlos Braga ao lado da governadora Raquel Lyra. (Foto: Hesíodo Góes/Secom)

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira, 26 de dezembro, a aquisição de 185 veículos que serão entregues às prefeituras do Estado para ampliar e qualificar o atendimento ao público na área da assistência social.

A iniciativa lançada, chamada de Move SUAS PE, conta com investimento superior a R$ 15 milhões. A gestora realizou a entrega simbólica de um carro, já adquirido pelo Estado, para o Arquipélago de Fernando de Noronha, sendo, neste caso, o automóvel elétrico.

Os demais veículos devem ser disponibilizados pela gestão estadual aos municípios nos primeiros meses de 2026.

“Estamos lançando o programa Move SUAS. Mais de 150 municípios pernambucanos são de pequeno porte, e enfrentam muitos desafios de estrutura no trabalho da assistência social. Encurtamos as distâncias, ampliamos o investimento para a assistência social, e a entrega dos veículos vai significar ainda mais o fortalecimento dessa política pública. Entregamos também cozinhas comunitárias em praticamente todos eles, e continuaremos entregando. É o atendimento chegando para os que mais precisam”, afirmou a governadora Raquel Lyra.  

Os novos automóveis serão designados para uso exclusivo das secretarias municipais de assistência social, garantindo maior capacidade de mobilidade das equipes técnicas e melhores condições para a execução dos serviços nos territórios.

Veja Também

A iniciativa vai beneficiar diretamente equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Serviços de Acolhimento, viabilizando visitas domiciliares, o acompanhamento contínuo das famílias, o transporte de insumos e o atendimento a comunidades de difícil acesso.

"Quando o Governo chega com uma ferramenta como essa, está dando um salto muito grande, garantindo mais condições de chegar até a população vulnerabilizada. Com os carros, será possível agilizar o atendimento dos CRAS e CREAS, e serviços como busca ativa, auditoria de CadÚnico, visitas domiciliares de atendimento, entre outros. Historicamente, o investimento para a assistência social é muito baixo, então esse é um passo de extrema importância para garantir o atendimento para os que mais precisam”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Carlos Braga.

O Move SUAS PE chega como um reforço estratégico ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Pernambuco, especialmente diante das restrições orçamentárias enfrentadas por muitos municípios.

Prêmio

A governadora também celebrou os dois troféus que o Governo de Pernambuco recebeu, este mês em Brasília, do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

Pernambuco se destacou nas categorias Bom Funcionamento das Instâncias do SISAN nos Estados e Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Esse reconhecimento comprova o compromisso do Estado com o direito humano à alimentação adequada e a ampliação das iniciativas voltadas para as populações mais vulneráveis.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:12, 18 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

 Agenda da Governadora Raquel Lyra (PSD).
Agenda

Governadora vai até Palmares, Água Preta, Catende e Xexéu nesta sexta-feira (17)

Gestora visita cidade e realiza ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social

Piso dos professores.
Valorização

STF forma maioria: professores temporários devem receber o Piso Nacional da Educação

Relator Alexandre de Moraes votou a favor da categoria; decisão em repercussão geral impactará redes públicas de todo o país.

Ilustração de um professor na frente do STF
Educação

STF decide hoje se professores temporários têm direito ao Piso Nacional do Magistério

Julgamento do Tema 1308, com origem em Pernambuco, definirá se estados e municípios podem pagar salários abaixo do piso para docentes sob contrato temporário.

mais notícias

+

Newsletter