Pernambuco, 29 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Google contrata Michel Temer para negociar PL das Fake News e ser o mediador entre a empresa e os parlamentares

O ex-presidente do Brasil chegou a se reunir, em São Paulo, com o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que é relator da matéria.

01 de julho de 2023 às 17:01

O ex-presidente Michel Temer foi contratado pelo Google para auxiliar na negociação da PL das Fake News, responsável por regular plataformas e mídias sociais no Brasil. A informação vem da Folha de São Paulo, que obteve a confirmação do ex-mandatário, dizendo que está há cerca de três semanas atuando na “mediação” entre a empresa e os parlamentares. Leia também: >>>MORAES abre inquérito para apurar conduta do GOOGLE e do TELEGRAM em relação ao PL das Fake News A atuação de Temer até agora Conforme relata o jornal, o ex-presidente esteve com o relator do PL 2630/2020, Orlando Silva (PC do B-SP), para discutir pontos da proposta. Nas conversas com Orlando Silva, Temer apresentou a visão da big tech sobre o PL, principalmente sobre a parte do texto que propõe o aumento da responsabilização das plataformas na moderação das publicações de usuários. Michel Temer foi proativo e se mostrou disposto a ajudar nas negociações. Ainda não há conversas com ministros do Supremo Tribunal Federal, de acordo com o ex-presidente. O ministro Alexandre de Moraes foi indicado por Temer ao STF e é um dos principais defensores do aumento da regulamentação das plataformas no país. Em nota enviada ao jornal, a assessoria do Google afirmou o seguinte:

"Assim como outras empresas e entidades, contratamos agências e consultores especializados para ajudar na mediação dos nossos esforços de diálogo com o poder público para podermos levar nossas contribuições a políticos e parlamentares, especialmente, em questões importantes e técnicas como a construção de novas legislações." Google, em comunicado.
Google e o PL das Fake News

No início de maio, o Google fez uma campanha na página principal de seu buscador contra o PL. A big tech promovia a postagem do blog com o título “PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. O texto foi escrito pelo diretor da empresa no Brasil, Marcelo Lacerda. Após medida cautelar do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Google removeu o link, que era veiculado na página principal do buscador. O Supremo Tribunal Federal abriu um inquérito para apurar a conduta do Google e do Telegram — que também propagou ativamente uma campanha contra o PL. Uma reportagem do Estadão revelou que o Google atuou para que deputados mudassem seus votos sobre a urgência de votação do PL. Confira mais informações na matéria completa. Projeto de Lei n° 2630 de 2020 ainda tramita da Câmara dos Deputados. Da redação do Portal com informações do Folha de São Paulo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:25, 29 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jorge Messias e André Mendonça.
Reação

Mendonça após rejeição de Messias: "Brasil perde a oportunidade de ter um grande ministro"

O magistrado foi o primeiro integrante da Corte a se manifestar publicamente sobre a votação.

Jorge Messias e Edson Fachin.
Resposta

Fachin diz que STF respeita decisão do Senado de rejeitar Messias e aguarda nova indicação

A indicação do advogado-geral da União foi barrada por 42 votos contrários a 34 a favor.

Jorge Messias no Senado.
Resultado

Senado: votação que rejeitou Messias ao STF com indicação de Lula foi de 42 contra e 34 a favor

Esta foi a primeira vez que uma indicação à Suprema Corte foi reprovada em 132 anos.

mais notícias

+

Newsletter