Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Glauber Braga completa uma semana em greve de fome em protesto contra cassação

A assessoria do parlamentar informou que ele já perdeu cerca de 4,6 quilos, ingerindo apenas soro, isotônico e água.

Jameson Ramos

16 de abril de 2025 às 13:35   - Atualizado às 13:35

Deputado Glauber Braga está sendo acompanhado por uma equipe médica.

Deputado Glauber Braga está sendo acompanhado por uma equipe médica. Foto: Divulgação

O deputado federal Glauber Braga (PSOL) completa, nesta quarta-feira, 16 de abril, uma semana em greve de fome como forma de protestar contra o processo de cassação do seu mandato. O parlamentar teria perdido cerca de 4,6 quilos.

A assessoria do psolista afirma que ele está ingerindo apenas soro, isotônico e água. Glauber está dormindo no plenário onde ocorrem as sessões do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e está sendo acompanhado por uma equipe médica. A equipe do deputado diz que ele está a cada dia mais debilitado. 

Glauber Braga anunciou a greve de fome no dia 9 de abril, após o Conselho de Ética da Câmara aprovar a cassação de seu mandato. O colegiado entendeu, por maioria de votos, que o parlamentar quebrou o decoro ao agredir um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) dentro da própria Câmara, em abril de 2024. A votação terminou com 13 votos favoráveis à perda do mandato e cinco contrários.

Segundo o parlamentar, ele permanecerá sem se alimentar até que o processo seja finalizado.

Briga

A confusão envolvendo Glauber Braga e o militante do MBL ocorreu em um dos corredores da Câmara. Vídeos registraram o momento em que o deputado expulsa o homem com empurrões e chutes. As imagens circularam nas redes sociais e foram usadas pelo Partido Novo, autor da denúncia, como prova de quebra de decoro.

Veja Também

O relator do caso, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), defendeu a cassação ao afirmar que não tinha "dúvidas" sobre a ocorrência das agressões. Segundo ele, o comportamento de Glauber Braga ultrapassou os limites aceitáveis para um parlamentar e comprometeu a imagem da instituição.

Para que Glauber Braga perca o mandato, a decisão precisa do apoio de pelo menos 257 dos 513 deputados em votação aberta.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:44, 03 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente do TRE-PE, Fernando Cerqueira.
Comunicado

Presidente do TRE-PE orienta eleitores e reforça preparação para votação em Pernambuco neste domingo (4)

Fernando Cerqueira destacou a segurança das urnas eletrônicas e recomendou conferir o local de votação, levar documento oficial e usar a cola eleitoral.

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Regras

Eleições 2026: veja quem pode ter preferência na fila das seções eleitorais

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Bombeiro é suspeito de matar estudante de medicina.
Detenção

Justiça decreta prisão preventiva de bombeiro suspeito de matar estudante após briga de trânsito

O crime ocorreu na quarta-feira, 30 de setembro, na Avenida Professor Walter Thaumaturgo, conhecida como Avenida do Povo.

mais notícias

+

Newsletter