Pernambuco, 15 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Gilson Machado é o mais novo perseguido político", diz vereador Thiago Medina

De acordo com o parlamentar, Gilson foi não foi preso por corrupção, mas por uma "narrativa". A detenção aconteceu nesta sexta-feira (13), no Recife.

Jameson Ramos

13 de junho de 2025 às 12:00   - Atualizado às 12:09

Gilson Machado e o vereador Thiago Medina.

Gilson Machado e o vereador Thiago Medina. Foto: Montagem/Portal de Prefeitura

O vereador do Recife, Thiago Medina (PL), publicou um vídeo em suas redes sociais defendendo o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), que foi preso nesta sexta-feira, 13 de junho, pela Polícia Federal.

De acordo com o parlamentar, Gilson foi não foi preso por corrupção, mas por uma “narrativa”

“Depois da Veja ter escancarado que era mentira o que o Mauro Cid falou, de ele ter confessado que era tudo ensaiado, tudo mentira, a narrativa desmoronou. E por conta disso, o sistema, os togados tinham que ter um fato novo. E o fato novo foi prender Gilson Machado. Isso é uma vergonha”, disse.

“Qual a justificativa? Que supostamente ele teria tentado tirar um passaporte português para Mauro Cid. Só que tem um detalhe: no pedido da própria PGR, fala que ele não obteve êxito, ou seja, ele não fez nada. Então prenderam o Gilson justificando que ele poderia tentar fazer algo. Isso não é justiça, isso é perseguição política. Prenderam o homem porque achavam que ele poderia fazer algo”, complementou o vereador do Recife.

O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado, foi preso nesta sexta-feira, 13 de junho, em Recife. A prisão aconteceu após o avanço de uma investigação da Polícia Federal (PF), que aponta o envolvimento dele em uma suposta tentativa de ajudar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, a fugir do Brasil.

Nesta semana, a PF informou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Gilson Machado teria tentado obter um passaporte português em nome de Mauro Cid.

A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do site PlatôBR. Segundo a reportagem, a tentativa ocorreu no dia 12 de maio, no Consulado de Portugal no Recife.

De acordo com a PF, Gilson Machado não conseguiu emitir o passaporte, mas a corporação alertou a PGR sobre a possibilidade de o ex-ministro tentar obter o documento em outros consulados.

No ofício enviado ao procurador-geral Paulo Gonet, a Polícia Federal destacou que arquivos encontrados no celular de Mauro Cid mostravam que, ainda em 2023, ele buscou uma assessoria para obter cidadania portuguesa. Cid chegou a enviar imagens de sua carteira funcional, além do passaporte e do comprovante de cidadania portuguesa da mãe.

Gonet comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), que concorda com a abertura de um inquérito contra Gilson Machado por possíveis crimes de obstrução de investigação, favorecimento pessoal e envolvimento com organização criminosa.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:46, 15 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lady Gaga e Eduardo Paes
Ironia

Eduardo Paes ironiza BBC e defende jeitinho brasileiro na contagem de público

"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" 

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

Diego Cabral e TJPE visitam espaço para novo Fórum e anunciam Casas da Justiça em Camaragibe.
Parceria

Diego Cabral e TJPE visitam espaço para novo Fórum e anunciam Casas da Justiça em Camaragibe

Além dessas instalações, Camaragibe também vai receber a sede do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais.

mais notícias

+

Newsletter