Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Gilson Machado é o mais novo perseguido político", diz vereador Thiago Medina

De acordo com o parlamentar, Gilson foi não foi preso por corrupção, mas por uma "narrativa". A detenção aconteceu nesta sexta-feira (13), no Recife.

Jameson Ramos

13 de junho de 2025 às 12:00   - Atualizado às 12:09

Gilson Machado e o vereador Thiago Medina.

Gilson Machado e o vereador Thiago Medina. Foto: Montagem/Portal de Prefeitura

O vereador do Recife, Thiago Medina (PL), publicou um vídeo em suas redes sociais defendendo o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), que foi preso nesta sexta-feira, 13 de junho, pela Polícia Federal.

De acordo com o parlamentar, Gilson foi não foi preso por corrupção, mas por uma “narrativa”

“Depois da Veja ter escancarado que era mentira o que o Mauro Cid falou, de ele ter confessado que era tudo ensaiado, tudo mentira, a narrativa desmoronou. E por conta disso, o sistema, os togados tinham que ter um fato novo. E o fato novo foi prender Gilson Machado. Isso é uma vergonha”, disse.

“Qual a justificativa? Que supostamente ele teria tentado tirar um passaporte português para Mauro Cid. Só que tem um detalhe: no pedido da própria PGR, fala que ele não obteve êxito, ou seja, ele não fez nada. Então prenderam o Gilson justificando que ele poderia tentar fazer algo. Isso não é justiça, isso é perseguição política. Prenderam o homem porque achavam que ele poderia fazer algo”, complementou o vereador do Recife.

Confira o vídeo:

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entenda:

O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado, foi preso nesta sexta-feira, 13 de junho, em Recife. A prisão aconteceu após o avanço de uma investigação da Polícia Federal (PF), que aponta o envolvimento dele em uma suposta tentativa de ajudar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, a fugir do Brasil.

Nesta semana, a PF informou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Gilson Machado teria tentado obter um passaporte português em nome de Mauro Cid.

A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do site PlatôBR. Segundo a reportagem, a tentativa ocorreu no dia 12 de maio, no Consulado de Portugal no Recife.

De acordo com a PF, Gilson Machado não conseguiu emitir o passaporte, mas a corporação alertou a PGR sobre a possibilidade de o ex-ministro tentar obter o documento em outros consulados.

No ofício enviado ao procurador-geral Paulo Gonet, a Polícia Federal destacou que arquivos encontrados no celular de Mauro Cid mostravam que, ainda em 2023, ele buscou uma assessoria para obter cidadania portuguesa. Cid chegou a enviar imagens de sua carteira funcional, além do passaporte e do comprovante de cidadania portuguesa da mãe.

Gonet comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), que concorda com a abertura de um inquérito contra Gilson Machado por possíveis crimes de obstrução de investigação, favorecimento pessoal e envolvimento com organização criminosa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:42, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

Ri Happy.
Aprovado

Justiça aceita pedido da Ri Happy e autoriza recuperação extrajudicial

O grupo pretende renegociar cerca de R$ 827 milhões em dívidas.

mais notícias

+

Newsletter