Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gestão Raquel Lyra amplia acesso ao diagnóstico de TEA em UPAEs do estado; veja onde

Somente nesta primeira semana, mais de 70 crianças já receberam atendimento nas unidades.

Gabriel Alves

13 de agosto de 2025 às 12:28   - Atualizado às 12:36

Ampliação do atendimento pela gestão Raquel Lyra.

Ampliação do atendimento pela gestão Raquel Lyra. Foto: Divulgação/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), através do Programa PE Acessível, está ampliando o acesso ao diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades, nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). 

Nesta semana, as primeiras crianças já receberam atendimento nas UPAEs da Região Metropolitana do Recife, Palmares, localizado na Mata Sul e Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.

A iniciativa reforça a atuação dessas unidades como pontos estratégicos na linha de cuidado à população com condições do neurodesenvolvimento, além de contemplar a oferta de atendimento em otorrinolaringologia infantil e exames auditivos. Nesta primeira etapa, durante este mês de agosto, outras quatro UPAEs estão contempladas: Carpina, Caruaru, Escada e Ouricuri. De acordo com a SES-PE, na segunda etapa, a ação será expandida para as demais Unidades do estado.

Somente nesta primeira semana, mais de 70 crianças já receberam atendimento nas unidades. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por neuropediatra, psicóloga, além de assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional para o completo diagnóstico.

A medida responde à necessidade de qualificar e acelerar o processo de identificação de transtornos do neurodesenvolvimento, oportunizando um cuidado mais resolutivo, especialmente para as populações mais vulneráveis. A implantação de equipes multiprofissionais nas UPAEs permitirá um diagnóstico ainda mais preciso e precoce.

Veja Também

“O Governo de Pernambuco está executando o maior programa da sua história voltado para pessoas com deficiência, TEA e outras neurodiversidades. Só na área da saúde, estamos promovendo mudanças estruturantes para qualificar o cuidado ambulatorial especializado, especialmente nas nossas UPAEs", enfatizou o coordenador geral de Políticas Estratégicas para Pessoas com Deficiência, TEA e outras Neurodiversidades da SES-PE, Juno Albuquerque.

A ampliação do atendimento reforça o compromisso com o diagnóstico precoce e com a criação de uma rede mais eficaz, regionalizada e humanizada. O modelo multiprofissional adotado permite uma escuta qualificada e uma avaliação mais completa, otimizando os fluxos de encaminhamento e fortalecendo a rede de cuidados voltada à infância e à adolescência.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:57, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter