Segundo Alckmin, ao endossar a taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro agiu contra o país.
Vice-presidente Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro. Foto: Montagem Portal/Agência Brasil/Divulgação
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quinta-feira, 10 de julho, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os seus filhos estão atuando contra o povo brasileiro, mesmo não estando mais no comando do país.
“Esse clã, mesmo fora do governo, continua trabalhando contra o interesse brasileiro e contra o povo brasileiro. Antes era um atentado à democracia, agora é um atentado à economia”, afirmou Geraldo Alckmin.
Segundo Alckmin, ao endossar a taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro agiu “contra o povo brasileiro”.
Geraldo Alckmin, que também atua como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, analisa que a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil nos Estados Unidos é um erro de avaliação do presidente Donald Trump.
Segundo Alckmin, além de manter superávit comercial com o Brasil, os EUA contam com tarifas zeradas na maioria dos produtos que vendem ao país.
"Segundo os próprios dados estadunidenses, são US$ 7 bilhões o ano passado, de superávit de bens [a favor dos EUA], e US$ 18 bilhões em superávit de serviços. E dos 10 produtos que eles mais exportam para o Brasil, oito são ex-tarifário, ou seja, o imposto é zero, não paga absolutamente nada para entrar no Brasil", afirmou o vice-presidente.
"É um grande equívoco o que foi feito e que entendo que será corrigido", completou o ministro.
Um pouco antes, em entrevista à Record TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil ainda recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC), para tentar obter uma negociação com os EUA, e criará um comitê de emergência com empresários exportadores para avaliar o cenário e tomar medidas adequadas. A aplicação da Lei de Reciprocidade Comercial também está em análise.
Geraldo Alckmin reforçou o compromisso do diálogo com o governo dos EUA, que vinha sendo conduzido diretamente por ele e pelo secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. "O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo", disse.
3
4
13:14, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+