Pernambuco, 19 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-comandante da Marinha nega ter colocado tropas à disposição de Bolsonaro para um golpe de Estado

As declarações de Garnier vão na contramão do que foi denunciado pela PGR, que apontou que a Marinha tinha sido o único integrante das Forças Armadas a aderir ao suposto plano golpista

Jameson Ramos

10 de junho de 2025 às 10:34   - Atualizado às 10:54

Ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, e o então presidente Jair Bolsonaro.

Ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, e o então presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-comandante da Marinha, Almirante Almir Garnier, negou - durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) -, que tenha colocado suas tropas à disposição do então presidente Jair Bolsonaro (PL) para executar uma eventual tentativa de golpe em 2022.

"Isso não ocorreu. Não houve deliberações. O presidente não abriu a palavra a nós. Ele fez as considerações dele, expressou o que mais pareciam preocupações e análises de possibilidade do que propriamente uma ideia ou uma intenção de conduzir alguma coisa em uma certa direção. A única que eu percebi, que era tangível e importante, era a preocupação com a segurança pública, para a qual a GLO é o instrumento adequado dentro de certos parâmetros", declarou o militar.

"Eu me atenho às minhas funções e responsabilidades. Às vezes, lendo alguns desses depoimentos, tenho certa dúvida de procedimentos. O senhor sabe que estamos tratando de militares. A Marinha é extremamente hierarquizada. Não vejo espaço, o Estatuto dos Militares diz que ao subordinado é dado o direito de receber por escrito uma ordem que ele receba e considere flagrantemente ilegal. Até que isso aconteça, ilações, discussões, ouvi coisas como 'conversa de bar'. Eu era comandante da Marinha, não era assessor político do presidente. Eu me ative ao meu papel institucional", completou.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As declarações de Garnier vão na contramão do que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou que o ex-comandante da Marinha tinha sido o único integrante das Forças Armadas a aderir ao suposto plano de golpe.

Além da PGR, o ex-comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, também falou sobre a adesão de Garnier que, segundo ele, teria colocado as tropas à disposição de Bolsonaro.

Oitivas

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início na segunda-feira, 9 de junho, aos interrogatórios dos réus do chamado “núcleo 1” ou “núcleo crucial” da Ação Penal (AP) 2668 , que apura tentativa de golpe de Estado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo teve papel central na tentativa de ruptura institucional. A denúncia foi aceita pelo STF em março. Os Réus responderam por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização armada criminosa, dano qualificado e liberdade de patrimônio ao embaçado. 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:35, 19 Jun

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Condenado por destruir relógio nos atos do 8 de janeiro ganha liberdade após decisão do STF.
Justiça

Condenado por destruir relógio nos atos do 8 de janeiro ganha liberdade após decisão do STF

O acusado estava preso pelos atos golpistas por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Paulo Pimenta na Argentina
Presença

Deputados petistas participam de marcha em defesa de Cristina Kirchner, em Buenos Aires

A ex-presidente da Argentina foi condenada por realizar pagamentos superfaturados e favorecimento de contratos para obras públicas.

Prefeito João Campos.
Investigação

TCU investiga denúncias de irregularidades em contratos milionários da gestão João Campos

O TCE-PE e o MPF também estão passando um pente fino nos contratos. Uma das empresas investigadas é a mineira Sinarco, que não tem sede ou funcionários em Recife.

mais notícias

+

Newsletter