O vice-prefeito Eraldo Ferreira, representando o gestor de Garanhuns, Sivaldo Albino, oficializou a posse das representantes do Governo e Sociedade Civil.
Posse do primeiro Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em Garanhuns. Foto: Paula Mayer
Foi realizada na manhã da última segunda-feira, 25 de agosto, a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para o biênio 2025-2027. A solenidade aconteceu na Casa dos Conselhos de Garanhuns e contou com a presença de autoridades locais. Este é o primeiro Conselho de Garanhuns voltado exclusivamente para as mulheres.
Após a mesa de abertura e fala das autoridades, a secretária da Mulher Elisabeth Santana, fez a chamada das conselheiras titulares e suplentes para a assinatura do termo de posse. Em seguida, o vice-prefeito Eraldo Ferreira, representando o prefeito Sivaldo Albino, oficializou a posse das representantes do Governo e da Sociedade Civil.
Na sequência, ocorreu a eleição da diretoria: Fernanda Acioli, representante do Governo, foi escolhida presidente; Edivane Lopes, da Sociedade Civil, assumiu como vice-presidente; e Erica dos Santos foi a indicada para a Secretaria Executiva do órgão.
Ao todo, tomaram posse 24 entidades, sendo 12 titulares e 12 suplentes. O Poder Público será representado por mulheres integrantes das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Rural, Educação, Mulher e pela AMSTT. Já a Sociedade Civil terá participação por meio da Comissão de Mulheres e Apoio às Famílias de Garanhuns (COMAF), Abrigo São Vicente de Paulo, OAB – Subseccional Garanhuns, Associação Remanescentes do Quilombo Estivas, Associação de Mulheres Guerreiras Quilombolas do Castainho e da Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional (Advampe).
O gestão do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na última terça-feira, 19 de agosto, a 1ª Sala Azul da Rede Municipal de Ensino.
O novo espaço, instalado no Colégio Padre Agobar Valença, representa um marco histórico para a inclusão no município.
O espaço foi projetado para oferecer suporte a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças neurodivergentes.
Toda a ambientação foi planejada com iluminação, pintura e recursos que reduzem a sobrecarga sensorial e promovem o bem-estar, favorecendo a aprendizagem.
“Essa sala simboliza a escuta, a sensibilidade e o reconhecimento de que cada criança merece ser vista, compreendida e respeitada na sua individualidade”, destacou Roberta Faustino, gestora do Colégio.
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, reforçou a dimensão do desafio e da responsabilidade da gestão:
“Quase 10% dos nossos estudantes da Rede Municipal têm algum tipo de deficiência, e isso revela o tamanho do desafio que temos no dia a dia. São iniciativas como essas que dão oportunidade de inclusão e reafirmam o compromisso de garantir o direito que essas crianças e adolescentes têm de aprender”.
2
20:45, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+