Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fluxo de venezuelanos em busca de ajuda no Brasil dobra após eleição contestada de Maduro

Em Pacaraima, cidade de Roraima que concentra a entrada pela fronteira, a média de atendimentos já é a maior desde maio de 2024.

Ricardo Lélis

23 de agosto de 2025 às 20:00   - Atualizado às 20:21

Lula e Maduro apertando as mãos.

Lula e Maduro apertando as mãos. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O fluxo de migrantes da Venezuela para o Brasil aumentou significativamente após as eleições municipais realizadas em julho deste ano no país vizinho.

Em Pacaraima, cidade de Roraima que concentra a entrada pela fronteira, a média diária de atendimentos da Cáritas Brasileira já é a maior desde maio de 2024, quando a unidade foi instalada.

Segundo a agência AFP, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de Nicolás Maduro, venceu em 285 das 335 prefeituras, incluindo 23 das 24 capitais. Após o pleito, a procura por apoio no Brasil disparou.

A estrutura sanitária Padre Edy, mantida pela Cáritas, oferece banheiros, duchas, lavanderia, fraldários e água potável. No primeiro semestre, a média era de 150 atendimentos a recém-chegados por dia. Em agosto, o número saltou para 350, mais que o dobro.

Somando os novos migrantes e os que já vivem em Pacaraima, a Cáritas registrou 17.212 atendimentos até o dia 20 de agosto, quase 6 mil a mais que em todo o mês anterior. A média subiu de 400 para 860 pessoas por dia em menos de um mês.

Veja Também

Desde 2015, mais de 1 milhão de venezuelanos cruzaram a fronteira em Roraima, principal porta de entrada para o Brasil, atraídos pela política de acolhimento e interiorização. Mais da metade permanece no país.

De acordo com o governo brasileiro, entre janeiro e junho de 2025 entraram 96.199 venezuelanos, sendo 53% por Roraima (51.697 pessoas). O número é 5% maior que o registrado no mesmo período de 2024.

Venezuelanos bem-vindos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em setembro do ano passado, que o Brasil continuará acolhendo os imigrantes venezuelanos que buscarem refúgio no país. Em entrevista à Rádio Norte FM, de Manaus, Lula disse esperar que o país vizinho “volte à normalidade”.

“O ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira] está com orientação e determinação da Presidência da República para que a gente trate com muito respeito as pessoas que estão vindo para o Brasil por necessidade de sobrevivência. Você sabe que o ser humano é meio nômade, quando ele não tem onde comer, quando ele não tem onde trabalhar, ele fica procurando outros lugares”, disse Lula.

Sem informar a data, Lula disse que visitaria Roraima e conversar com o governador Antonio Denarium sobre o tema.

“Para que a gente possa, definitivamente, tratar com muita responsabilidade e respeito esses milhares de venezuelanos que estão no Brasil. E eu espero que a Venezuela volte à normalidade e que essa gente possa voltar para a Venezuela o mais rápido possível”, disse Lula em referência à crise econômica e social e à instabilidade política no país vizinho.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:44, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter