Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas derrotariam Lula em cenário de 2° turno, diz Apex/Futura

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-03024/2026.

Fernanda Diniz

22 de janeiro de 2026 às 18:38   - Atualizado às 18:54

Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Lula

Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Lula Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Uma pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira, 22 de janeiro, aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), venceriam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventuais cenários de segundo turno na corrida pelo Palácio do Planalto.

O levantamento ouviu 2.000 eleitores em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-03024/2026.

Cenários de segundo turno

No primeiro cenário, Flávio Bolsonaro aparece com 48,1% das intenções de voto, enquanto Lula registra 41,9%. Brancos, nulos e “ninguém” somam 8,9%, e 1,1% não soube responder.

Já em um confronto entre Tarcísio de Freitas e Lula, o governador paulista alcança 46,1%, enquanto o presidente aparece com 41,3%. Brancos, nulos e “ninguém” somam 10,2%, e 2,3% não souberam responder.

Além desses dois cenários, a pesquisa testou outros nove possíveis confrontos. Neles, Lula aparece atrás, mas numericamente empatado dentro da margem de erro, de figuras como Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-Goiás).

Veja Também

Rejeição entre os eleitores

O levantamento também indica que Lula e Flávio Bolsonaro são os políticos mais rejeitados do país. O presidente tem 51,7% de rejeição, enquanto o senador registra 43,4%.

Outros sete nomes — Eduardo Leite, Ratinho Jr., Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Aldo Rebelo, Ronaldo Caiado e Renan Santos — aparecem empatados dentro da margem de erro, com índices de rejeição entre 12,8% e 15,7%. Entre os entrevistados, 2,8% rejeitam todos os candidatos, 0,9% não rejeitam nenhum, e 2,1% não souberam ou não responderam.

A pesquisa consolida o panorama de competitividade e alta rejeição entre os principais nomes da disputa presidencial, reforçando a importância da mobilização eleitoral e do desempenho nas campanhas de Lula, Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:26, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter