Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Filha de Lula deixa hospital após passar mal e ser internada no fim de semana

Até agora, o presidente ainda não se manifestou publicamente sobre a internação da filha. Lurian é a primogênita do presidente e irmã de Luis Claudio, Fábio Luiz, Sandro Luis e Marcos Claudio.

Isabella Lopes

17 de novembro de 2025 às 15:07   - Atualizado às 15:10

Lula e filha mais velha.

Lula e filha mais velha. Foto: Reprodução.

Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu alta nesta segunda-feira, 17 de novembro, de um hospital de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde estava internada após passar mal no fim de semana. Segundo fontes próximas à família, ela deu entrada na unidade no sábado.

A jornalista, que também coordena a área de Direitos Humanos do PT em Sergipe, buscou atendimento após sentir um forte mal-estar no peito derivado de um "abalo emocional" no sábado. Encaminhada ao setor de cardiologia, ela passou por avaliação especializada. O quadro é considerado estável e Lurian passa bem.

Até agora, o presidente Lula ainda não se manifestou publicamente sobre a internação da filha. Lurian é a primogênita do presidente e irmã de Luis Claudio, Fábio Luiz, Sandro Luis e Marcos Claudio.

Empresa ligada à ex-nora de Lula é investigada

A empresa Life Tecnologia Educacional, investigada na Operação Coffee Break, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira, 12 de novembro, é suspeita de superfaturar em até 35 vezes o valor dos livros vendidos a prefeituras do interior de São Paulo.

Carla Ariane Trindade, ex-nora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi alvo dessa operação. A decisão judicial que autorizou a operação destaca que há indícios de atuação de Carla dentro do governo federal em defesa de interesses privados relacionados ao empresário investigado.

Segundo a PF, a empresa arrecadou cerca de R$ 111 milhões em contratos suspeitos para fornecimento de material escolar a quatro prefeituras paulistas. O empresário André Gonçalves Mariano, dono da Life Tecnologia, é apontado como líder do esquema e foi um dos presos na operação.

“Da análise das movimentações financeiras atípicas relacionada à Life Tecnologia, a autoridade policial afirma que o sobrepreço praticado pela empresa é evidente, alcançando até 35 vezes o valor de aquisição da mercadoria. Em alguns casos, além do superfaturamento, a Life teria adquirido livros somente após tê-los vendido à prefeitura”, afirma a PF em nota.

De acordo com as investigações, o esquema de propina envolvia empresários, doleiros, lobistas e agentes públicos.

Ao todo, cinco pessoas foram presas, incluindo o vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), e o secretário de Educação local, Fernando Gomes de Moraes. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Morungaba, Sumaré e Limeira, todas na região de Campinas.

A PF aponta que o esquema atuava desde pelo menos 2021, operando em três núcleos principais: a empresa Life Tecnologia, agentes públicos municipais e intermediários financeiros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter