Pernambuco, 16 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Felipe Neto critica governo Lula sobre tributação do IOF: "Ninguém faz antecipação de crise"

O influenciador, que já participou de grupos de trabalho do governo, também criticou a ausência de material explicativo voltado à população.

Gabriel Alves

26 de maio de 2025 às 08:15   - Atualizado às 08:15

Felipe Neto e Lula.

Felipe Neto e Lula. Foto: Reprodução

Mesmo sendo um apoiador declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o influenciador Felipe Neto usou as redes sociais na última sexta-feira, 23 de maio, para criticar a forma como o Governo Federal tem conduzido a comunicação de suas medidas econômicas — especialmente após o vai e vem sobre a tributação do IOF.

Em publicação no X (antigo Twitter), Felipe afirmou que o governo “segue anunciando mudanças sem ligar a mínima para comunicação”. Ele destacou a falta de preparo para lidar com a repercussão pública e acusou a gestão de não se antecipar a possíveis crises provocadas por medidas polêmicas.

“Ninguém faz antecipação de crise. Ninguém mapeia os pontos sensíveis que a extrema-direita vai explorar. Pegam todo mundo de surpresa”, escreveu.

O influenciador, que já participou de grupos de trabalho do governo, também criticou a ausência de material explicativo voltado à população.

“Não publicam cartilhas, vídeos e conteúdos em geral explicando de maneira simples a mudança, trazendo a população para perto. Não, é assim: 'mudamos isso’”, completou.

Recuo do IOF

O governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na manhã da última sexta-feira, 23 de maio, o recuo na medida que aumentava para 3,5% a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre transferências de recursos destinadas à aplicação em fundos de investimento no exterior.

O novo decreto promove a "repristinação", ou seja, o restabelecimento do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior.

O recuo foi anunciado no fim da noite da quinta (22), pelo Ministério da Fazenda, poucas horas após a divulgação da medida em entrevista coletiva no fim da tarde de ontem. 

Como mostrou o Estadão/Broadcast, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi ouvido pelo Palácio do Planalto antes da desistência da elevação do IOF nessas operações. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o impacto é de menos de 10% do valor inicial previsto para o aumento da arrecadação prevista inicialmente, de R$ 20,5 bilhões em 2025.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:45, 16 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PP anuncia pré-candidatura de Thierry Cupertino para Alepe
Oficial

Partido Progressistas anuncia pré-candidatura de Thierry Cupertino para Alepe

O anúncio contou com a presença do deputado federal e presidente do PP-PE, Eduardo da Fonte, de Lula da Fonte, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, e do prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino.

Lady Gaga e Eduardo Paes
Ironia

Eduardo Paes ironiza BBC e defende jeitinho brasileiro na contagem de público

"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" 

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

mais notícias

+

Newsletter