Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-diretor de empresas do Careca do INSS é preso em flagrante por falso testemunho na CPMI do INSS

O empresário foi chamado como testemunha, mas acabou detido após apresentar declarações consideradas contraditórias pelos parlamentares.

Redação

23 de setembro de 2025 às 10:19   - Atualizado às 10:22

Ex diretor de empresas do Careca do INSS é preso em flagrante por falso testemunho na CPMI do INSS.

Ex diretor de empresas do Careca do INSS é preso em flagrante por falso testemunho na CPMI do INSS. Foto: Divulgação

O empresário Rubens Oliveira Costa foi preso em flagrante na segunda-feira, 22 de setembro, durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, em Brasília.

Ele foi chamado como testemunha, mas acabou detido sob acusação de falso testemunho, após apresentar declarações consideradas contraditórias pelos parlamentares.

A ordem de prisão foi dada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), depois de sucessivas divergências nas falas de Rubens ao longo da sessão.

O empresário foi encaminhado à Polícia Legislativa do Congresso Nacional e liberado por volta das 2h40 da madrugada, após pagar fiança fixada pelo delegado de plantão. Ele responderá o caso na Justiça Federal.

Veja Também

Rubens é ex-diretor de empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado pela Polícia Federal como um dos articuladores do esquema de fraudes no órgão. Também teria ligação com companhias associadas a Thaisa Hoffmann Jonasson, companheira do ex-procurador do INSS, Virgílio Ribeiro de Oliveira Filho.

A investigação da Polícia Federal revelou um esquema bilionário que desviava recursos de aposentadorias e pensões. Segundo a PF, associações e entidades cadastravam beneficiários sem autorização, utilizando assinaturas falsas para descontar mensalidades indevidas dos pagamentos feitos pelo INSS.

Durante o depoimento, Rubens afirmou que nunca foi sócio de empresas com Camilo, embora tenha reconhecido ter sido contratado por ele em 2022 como diretor financeiro. Disse que deixou o cargo no início de 2024 e negou envolvimento em pagamento de propinas.

As falas, no entanto, foram desmentidas pelos parlamentares. O vice-presidente da CPMI, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), apresentou uma sequência de contradições.

“Às 16h40, você disse que não tinha relação com a empresa ACCA. Quatro minutos depois, reconheceu que apresentou a ACCA e outras quatro companhias ao senhor Milton Salvador. Primeiro negou, depois admitiu. Isso é mentira diante da CPMI”, disse o deputado.

O relator da comissão, senador Alfredo Gaspar (União-AL), reforçou o pedido de prisão e afirmou que Rubens teria movimentado mais de R$ 350 milhões nas empresas em que atuou.

“Esse cidadão participou efetivamente de crimes gravíssimos contra aposentados e pensionistas. Continua praticando crimes e se encontrando com outros investigados. É inaceitável”, declarou Gaspar.

Ao justificar a decisão, o presidente da comissão destacou que o depoente teve diversas oportunidades de corrigir suas falas.

“As contradições foram graves e revelaram declarações falsas, que não foram sanadas em nenhum momento, apesar das chances concedidas pelo colegiado”, afirmou Carlos Viana.

Durante a sessão, Rubens chegou a se negar a assinar o termo de compromisso de dizer a verdade, mas foi persuadido a concordar. Ainda assim, parlamentares entenderam que ele mentiu e ocultou informações relevantes.

Além da prisão em flagrante, Alfredo Gaspar solicitou a prisão preventiva de Rubens, argumentando risco de fuga e continuidade dos crimes. A comissão deve avaliar o pedido nos próximos dias.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:55, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.
Sinais

Raquel Lyra almoça com prefeito de Ipojuca que sinaliza apoio para reeleição da governadora como reforço importante

A expectativa é de que a adesão seja oficializada em possível ato previsto para acontecer nesta segunda-feira (24).

João Campos em ato de campanha no bairro da Guabiraba, no Recife
Recife

Na Guabiraba, João Campos promete investir quase R$ 8 bilhões em abastecimento de água

Ao encerrar o discurso, o ex-prefeito do Recife reforçou a defesa de uma política baseada no trabalho, no respeito às pessoas e na entrega de resultados. 

Felipe Alecrim e Renato Antunes reúnem mais de 300 ciclistas em passeio pelo Zona Norte do Recife
Ciclismo

Felipe Alecrim e Renato Antunes reúnem mais de 300 ciclistas em passeio pelo Zona Norte do Recife

Diante da mobilização de tantas pessoas em pouco mais de uma semana de campanha, Alecrim festejou a demonstração de apoio em torno das candidaturas.

mais notícias

+

Newsletter