Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Erika Hilton defende atuação de maquiadores como assessores: 'identifiquei outros talentos'

A deputada do PSOL afirmou que a dupla lhe ajuda a produzir relatórios, preparação de briefings, diálogos com a população e acompanhamento de agenda em Brasília e durante viagens.

Ricardo Lélis

24 de junho de 2025 às 18:46   - Atualizado às 18:46

Deputada federal Erika Hilton.

Deputada federal Erika Hilton. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em nota publicada nas redes sociais nesta terça-feira, 24 de junho, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) rebateu as acusações e disse que maquiadores exercem diversas funções parlamentares em seu gabinete.

A parlamentar citou a atuação em comissões e audiências, ajuda para produzir relatórios, preparação de briefings, diálogos com a população e acompanhamento de agenda em Brasília e durante viagens.

"O que eu tenho são dois secretários parlamentares que, todos os dias, estão comigo e me assessoram em comissões e audiências, ajudam a fazer relatórios, preparam meus briefings, dialogam diretamente com a população e prestam um serviço incrível me acompanhando nas minhas agendas em São Paulo, em Brasília, nos interiores e no exterior", escreveu Hilton.

A deputada ainda afirmou que, embora ambos sejam maquiadores, isso não interfere nas outras atuações deles no mandato e não foi o que motivou a contratação no gabinete. 

"E sim, conheci eles como maquiadores, identifiquei outros talentos e os chamei para trabalhar comigo. Quando podem, fazem minha maquiagem e eu os credito por isso. Mas se não fizessem, continuariam sendo meus secretários parlamentares", disse.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Segundo registros da Casa, Índy Montiel e Ronaldo Hass, que costumam maquiar a parlamentar em eventos públicos e institucionais, possuem cargos comissionados como secretários parlamentares. Ronaldo está nomeado desde maio de 2024, com salário bruto de R$ 9.678,22.

Já Índy foi contratado em dezembro de 2023 e recebeu R$ 2.126,59 em maio. Além dos dois, o gabinete da deputada conta com outros 12 secretários.

Os parlamentares de oposição Kim Kataguiri (União-SP) e Junio Amaral (PL-MG) protocolaram pedidos de investigação à PGR nesta terça-feira (24). 

Kataguiri afirma que os maquiadores desempenham exclusivamente funções estéticas.

“Tais profissionais divulgam amplamente nas redes sociais sua atividade como maquiadores da parlamentar, com publicações frequentes registrando sessões de maquiagem em eventos públicos e privados. A própria deputada declarou que ‘sempre que podem, me maquiam’, indicando que essa atividade estética configura a principal — ou única — função exercida”.

Já Amaral destacou, em sua representação, uma reportagem do portal Metrópoles, afirmando que há “provas de que a Deputada Federal Erika Hilton (PSOL/SP) lota em seu gabinete parlamentar dois secretários parlamentares, desviando suas funções para atender a parlamentar como maquiadores, função totalmente irregular diante das atribuições de um secretário parlamentar (SP) na Câmara dos Deputados”.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:49, 09 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Trump e Lula.
Taxa

Donald Trump anuncia tarifa de 50% para o Brasil com início em agosto

O presidente americano comunicou a decisão em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Janja com Influenciadores
Oposição

Deputados e Senadores criticam "Gabinete do Ódio da Esquerda" ligado ao governo Lula

Na última semana, o Partido dos Trabalhadores (PT) organizou um encontro virtual com "influencers" identificados com a esquerda.

Alckmin critica apoio de Trump a Bolsonaro e relembra prisão de Lula: 'Ninguém questionou'.
Declaração

Alckmin critica apoio de Trump a Bolsonaro e relembra prisão de Lula: 'Ninguém questionou'

Na segunda-feira (7), o presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu que Bolsonaro está sendo perseguido no Brasil.

mais notícias

+

Newsletter