Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Erika Hilton cogita ser candidata a governadora de São Paulo

Caso a candidatura se concretize, a parlamentar do PSOL será a primeira pessoa transgênero a disputar o cargo no estado.

Gabriel Alves

15 de março de 2025 às 09:43   - Atualizado às 10:00

Deputada transgênero do PSOL, Erika Hilton.

Deputada transgênero do PSOL, Erika Hilton. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O partido e aliados cogitam a deputada federal Erika Hilton (PSOL) como uma possível candidata ao governo de São Paulo em 2026.

A própria parlamentar e a presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, confirmaram a informação ao GLOBO. Caso a candidatura se concretize, Erika será a primeira pessoa transgênero a disputar o cargo no estado.

Nos bastidores, a articulação também prevê a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) ao Senado. Embora a discussão ainda esteja em fase inicial, lideranças do partido devem aprofundar o debate nas próximas semanas.

"Posso, sim (concorrer ao governo). É um debate incipiente, conversas ainda precisam ser feitas. Acho que estamos preparando a população para enxergar as pessoas por suas competências e não por suas condições humanas", afirmou Erika.

A presidente do PSOL destacou que a deputada ganhou projeção com o debate sobre a escala 6x1 e que tem todas as condições para disputar o governo de São Paulo.

Veja Também

Cenário da esquerda

Se confirmada, a candidatura de Erika dividirá espaço com outros nomes da esquerda. Márcio França (PSB), Geraldo Alckmin (PSB) e Alexandre Padilha (PT) já apareceram como possíveis candidatos tanto ao governo quanto ao Senado.

No entanto, fontes do PT indicam que o PSB teria prioridade na indicação para a disputa estadual, já que ocupa a vice-presidência da República.

Mesmo com o PSOL tratando o debate como preliminar, Erika já aparece em conversas na Câmara Municipal de São Paulo, onde iniciou sua trajetória política. Vereadores como Fabio Riva (MDB) e Marcelo Messias (MDB) têm citado seu nome ao avaliar cenários para 2026.

Boulos, por sua vez, preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Ricardo Nunes

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também passou a ser considerado um possível candidato ao Palácio dos Bandeirantes. 

Após garantir a reeleição em 2024, seu atual mandato será o último na prefeitura. 

Até então, Nunes vinha sendo cotado para ocupar um ministério em um eventual governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso o governador concorra à presidência.

No entanto, uma nova possibilidade ganhou força depois que Nunes compartilhou com aliados uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, indicando sua viabilidade na disputa pelo governo estadual. A Folha de S. Paulo divulgou a informação.

"Estou no terceiro mês do novo mandato, com foco nos quatro anos (na prefeitura). Acho que o resultado das pesquisas empolgou o pessoal", comentou Nunes ao GLOBO.

A decisão dependerá do aval de Tarcísio de Freitas, principal apoiador do prefeito na eleição de 2024. O cenário com Nunes só se viabiliza se o governador deixar o cargo para disputar a presidência em 2026. 

Nesse caso, Ricardo Mello, atual vice-prefeito e indicado por Jair Bolsonaro (PL), assumiria a prefeitura.

Disputa indefinida

O cenário para 2026 ainda está movimentado. Além de Nunes, o atual secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, aparece entre os possíveis candidatos ao governo. 

No entanto, fontes ouvidas pela reportagem afirmam que ele tem avaliado a possibilidade de concorrer ao Senado.

Outro nome em discussão é o do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL). Ele pode tanto encabeçar uma chapa ao governo como disputar a vice de Tarcísio, caso o governador busque a reeleição.

Da redação do Portal com informações do O Globo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter