Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Era proposta para ficar rico, aceitei sem saber quem era para matar', diz Ronnie Lessa sobre morte de Marielle Franco

Os dois anexos da colaboração que versam sobre a morte da ex-vereadora revelam não só o planejamento do assassinato, mas os meandros e a lógica do crime.

Everthon Santos

09 de junho de 2024 às 10:28   - Atualizado às 10:30

Ronnie Lessa.

Ronnie Lessa. Ronnie Lessa.

Os relatos do ex-PM Ronnie Lessa, que revelaram os supostos mandantes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foram colhidos por investigadores da Polícia Federal em uma série de encontros na Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso. Os dois anexos da colaboração que versam sobre a morte de Marielle e Anderson revelam não só o planejamento do assassinato, mas os meandros e a lógica do crime no Rio de Janeiro, assim como a ligação com milicianos.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os trechos da colaboração de Lessa sobre o assassinato em março de 2018 são resumidos em seis vídeos e cerca de 150 páginas de relatos. Como mostrou o Estadão, o ex-PM rascunhou sua delação em doze páginas de um caderno, com os primeiros parágrafos sobre o crime escritos a mão por Lessa. Neles, o ex-PM classificou seus delatados como "alvos". Revelou frases que teria ouvido dos irmãos Brazão, apontados como mandantes das execuções.

A íntegra da delação revela alguns pontos que ainda não tinham sido divulgados. Lessa disse que quando aceitou participar da empreitada, mal sabia quem seria o alvo do assassinato. Ele narrou que foi procurado pelo miliciano Macalé sobre uma "proposta muito boa, que era para ficar rico". Ele disse que "obviamente se interessou". "Uma proposta realmente indecente". Ouviu que teria que matar. "Não tem problema eu aceitei. De cara Sem saber até quem é".

Segundo o relator, Macalé tinha relação estreita com os irmãos Brazão, os chamando inclusive de "padrinhos". Na versão de Lessa, o elo entre os quatro foi construído "em um ambiente de passarinho, cavalo e mata". "O Macalé, passarinheiro nato, eu me aventurava a ter um passarinho ou outro, mas meu negócio era mais beber cerveja e jogar sinuca e cerveja sempre gelada. Nesse ambiente eu conheci os Brazão", narrou, como mostrou o Estadão.

A íntegra da delação também mostra que Lessa só ficou sabendo que tinha matado o motorista Anderson Gomes na mesa de um bar, horas após o assassinato. Ele narrou que foi com Élcio Queiroz - outro acusado pela morte da vereadora e do motorista - a um bar chamado Resenha, onde viram um jogo de futebol e estavam bebendo Na ocasião, o garçom mostrou as fotos do crime para a dupla e então eles descobriram que tinha mais uma pessoa morte.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:55, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alexandre de Moraes e Zema
Processo

Zema e partido Novo articulam pedido de impeachment de Alexandre de Moraes no Senado

Governador de Minas Gerais e parlamentares da legenda citam mensagens atribuídas ao banqueiro Daniel Vorcaro como base para questionar a conduta do ministro do STF.

Lula perde processo contra ex-jornalista da Globo que o chamou de "diabo" e terá de pagar multa
Justiça

Lula perde processo contra ex-jornalista da Globo que o chamou de "diabo" e terá de pagar multa

A ação foi apresentada após Lacombe publicar um vídeo em novembro de 2023 com críticas ao presidente da República.

TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
Polêmica

Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

mais notícias

+

Newsletter