O procedimento consiste em inserir os dados do eleitorado e das candidaturas no equipamento e segue até 1° de outubro.
23 de setembro de 2024 às 09:15 - Atualizado às 10:19
Urna eletrônica Imagem: iStock
O Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia nesta segunda-feira, 23 de setembro, o processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições municipais. O procedimento que consiste em inserir os dados do eleitorado e das candidaturas no equipamento, já que o mesmo não possui conexão com a internet, seguirá até o dia 1° de outubro.
O começo dos trabalhos vai ser acompanhado pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva. No Recife, os procedimentos vão acontecer no Centro Administrativo Eleitoral, no bairro de San Martin.
A preparação das urnas acontece em todo o país, segundo calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira etapa do processo corresponde à carga das mídias, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre candidatos e eleitores de cada seção eleitoral.
Em seguida, cada urna é testada para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento – como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos são lacrados e o equipamento é guardado e devidamente identificado (com município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral).
Após a lacração, as urnas não passam por mais nenhuma operação antes do dia e hora programados para o começo da votação. Os lacres são assinados pelo juiz ou juíza eleitoral, eventuais representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público.
Caruaru e Petrolina
Nas próximas quarta-feira (25) e sexta-feira (27), o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, também acompanhará a preparação das urnas nos polos de Caruaru e Petrolina, respectivamente. Confira aqui o calendário completo de preparação das urnas para as Eleições 2024 no estado.
No sábado (21), o chefe de cartório da 7ª zona eleitoral do Recife, Fabrício Paz Rocha, carregou a primeira mídia de votação para a eleição deste ano. Foi início simbólico do processo geração de mídias das Eleições 2024 em Pernambuco. Um procedimento minucioso onde os pen drives são carregados um a um com informações extraídas do banco de dados do TSE. Em menos de 30 segundos, a mídia estava carregada com as relações dos candidatos a prefeito, a vereador e de eleitores aptos a votar na seção correspondente.
Noutro extremo da mesa, outro servidor do cartório preparava as mídias de resultado, apenas com a relação dos candidatos. Em seguida, o material é colocado em envelopes que são lacrados. Tudo executado de forma cadenciada e sincronizada sob os olhares do juiz eleitoral da 7ª zona, José André Machado Barbosa Pinto, e do promotor eleitoral, Paulo César do Nascimento. O processo de geração de mídias marca uma das últimas etapas antes da votação.
3
07:51, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+