Pernambuco, 01 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

"Eleitor de Boulos", comenta Marçal após atacar homem com pó branco durante caminhada eleitoral

O candidato publicou o vídeo do momento em suas novas redes sociais e também é possível, observar que Marçal estava cercado de seguranças, enquanto seus apoiadores gritavam seu slogan "faz o M".

26 de agosto de 2024 às 15:21   - Atualizado às 15:57

Candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal

Candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal Foto: Arte/Portal de Perfeitura

O candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) publicou no domingo, 25 de agosto, um vídeo nas redes sociais onde aparece soprando um pó branco contra um homem durante uma caminhada eleitoral. 

O ocorrido aconteceu enquanto caminhava durante agenda quando confrontou um homem e soprou um pó branco contra ele. O candidato publicou o vídeo do momento em suas novas redes sociais, onde comentou que o homem era um "Eleitor de Boulos". No vídeo ainda é possível, observar que Marçal estava cercado de seguranças, enquanto seus apoiadores gritavam seu slogan "faz o M". 

Segundo informações do UOL, o homem que foi agredido é o presidente do diretório estadual da Rede em São Paulo. Marco Martins é candidato a vereador pelo partido e disse que foi agredido depois que perguntou o porque Marçal ainda não foi  preso. 

O candidato a vereador também informou que não conseguiu identificar o que era o pó que foi soprado contra ele. Ele ainda, contou que o ex-coach teria ficado irritado após a pergunta dele, e saiu da loja onde se encontraram e voltou minutos depois para soprar o pó em Martins. 

 "Ele ficou completamente descontrolado. Está usando a narrativa de que eu era um eleitor do Boulos, e sou mesmo", afirmou Martins. 

Suspensão das redes sociais de Marçal 

 

A Justiça Eleitoral mandou tirar do ar perfis de Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, nas redes sociais. A decisão é liminar, ou seja, provisória. Ele ainda pode recorrer.

Leia Também

As contas no Instagram, YouTube, TikTok e X e o site da campanha serão removidos.

Os perfis ainda estão disponíveis porque, embora a decisão tenha efeito imediato, as plataformas só têm o dever de cumpri-la após serem formalmente notificadas. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.

Pablo Marçal abriu uma transmissão ao vivo no Instagram neste sábado, 24, para anunciar que perderia acesso às redes e criticou a decisão: "Coisa desconectada da realidade".

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1.ª Zona Eleitoral, menciona indícios de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação na remuneração de usuários para produzir "cortes" e divulgá-los nas redes.

Na avaliação do magistrado, não há transparência sobre o fluxo de recursos usados na monetização do material. "Conste que ha´ documento demonstrando que um dos pagamentos proveio de uma das empresas pertencentes ao requerido Pablo, o que pode configurar uma série de infrações."

A decisão menciona ainda que a estratégia usada pela campanha de Pablo Marçal parece gerar desequilíbrio em relação aos demais candidatos.

"'Monetizar cortes' equivale a disseminar continuamente uma imagem sem respeito ao equilíbrio que se preza na disputa eleitoral. Notadamente o poderio econômico aqui estabelecido pelo requerido Pablo suporta e reitera um contínuo dano e o faz, aparentemente, em total confronto com a regra que deve cercar um certame justo e proporcional", escreveu o juiz.

Nas redes, antes de perder acesso aos perfis, Pablo Marçal disse que decisão não tem fundamento.

Os perfis afetados estão envolvidos na monetização dos "cortes". A decisão ressalva que Pablo Marçal pode criar novas contas para propaganda eleitoral, desde que não retome a estratégia.

A decisão liminar atendeu a um pedido da campanha de Tabata Amaral (PSB). Em nota, ela afirmou que a Justiça Eleitoral aponta que "há suspeitas concretas de que o Marçal fez uso de recursos ilegais para se promover nessas eleições". "Basicamente, Pablo caiu no antidoping", diz a manifestação.

A candidata também pediu a quebra dos sigilos fiscal e bancário das empresas de Marçal, o que foi negado pelo juiz.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:20, 01 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Pesquisa para Prefeitura do Jaboatão.
Jaboatão

PESQUISA: Mano Medeiros lidera e Clarissa Tércio aparece em 2º lugar; CONFIRA NÚMEROS

O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo PE-08075/2024 e foi realizado entre os dias 26 e 27 de agosto, ouvindo 600 eleitores.

Gilson Machado, candidato a prefeito do Recife, em sabatina
Sugestão

GILSON Machado propõe RETIRAR CANTEIROS centrais de avenidas para MELHORAR TRÂNSITO DO RECIFE

O candidato à Prefeitura pelo Partido Liberal (PL) apresentou um levantamento onde aponta que a capital pernambucana tem o trânsito mais congestionado do país.

Eleições 2024
Pleitos

ELEIÇÕES 2024: cinco municípios terão CONSULTAS POPULARES durante 1° turno; SAIBA ONDE

A medida permite aos cidadãos opinar sobre assuntos específicos da cidade, tais como políticas públicas, mudança de nome da localidade, escolas, postos de saúde e legislação.

mais notícias

+