Pernambuco, 15 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Justiça Eleitoral DERRUBA redes sociais de PABLO MARÇAL a pedido de Tabata Amaral

O candidato abriu uma transmissão ao vivo no neste sábado, 24, para anunciar que perderia acesso às redes e criticou a medida.

24 de agosto de 2024 às 11:51   - Atualizado às 12:18

Justiça Eleitoral DERRUBA redes sociais de PABLO MARÇAL a pedido de Tabata Amaral

Justiça Eleitoral DERRUBA redes sociais de PABLO MARÇAL a pedido de Tabata Amaral Fotos: Reprodução

A Justiça Eleitoral mandou tirar do ar perfis de Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, nas redes sociais. A decisão é liminar, ou seja, provisória. Ele ainda pode recorrer.

As contas no Instagram, YouTube, TikTok e X e o site da campanha serão removidos.

Os perfis ainda estão disponíveis porque, embora a decisão tenha efeito imediato, as plataformas só têm o dever de cumpri-la após serem formalmente notificadas. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.

Pablo Marçal abriu uma transmissão ao vivo no Instagram neste sábado, 24, para anunciar que perderia acesso às redes e criticou a decisão: "Coisa desconectada da realidade".

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1.ª Zona Eleitoral, menciona indícios de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação na remuneração de usuários para produzir "cortes" e divulgá-los nas redes.

Na avaliação do magistrado, não há transparência sobre o fluxo de recursos usados na monetização do material. "Conste que ha´ documento demonstrando que um dos pagamentos proveio de uma das empresas pertencentes ao requerido Pablo, o que pode configurar uma série de infrações."

Leia Também

A decisão menciona ainda que a estratégia usada pela campanha de Pablo Marçal parece gerar desequilíbrio em relação aos demais candidatos.

"'Monetizar cortes' equivale a disseminar continuamente uma imagem sem respeito ao equilíbrio que se preza na disputa eleitoral. Notadamente o poderio econômico aqui estabelecido pelo requerido Pablo suporta e reitera um contínuo dano e o faz, aparentemente, em total confronto com a regra que deve cercar um certame justo e proporcional", escreveu o juiz.

Nas redes, antes de perder acesso aos perfis, Pablo Marçal disse que decisão não tem fundamento.

Os perfis afetados estão envolvidos na monetização dos "cortes". A decisão ressalva que Pablo Marçal pode criar novas contas para propaganda eleitoral, desde que não retome a estratégia.

A decisão liminar atendeu a um pedido da campanha de Tabata Amaral (PSB). Em nota, ela afirmou que a Justiça Eleitoral aponta que "há suspeitas concretas de que o Marçal fez uso de recursos ilegais para se promover nessas eleições". "Basicamente, Pablo caiu no antidoping", diz a manifestação.

A candidata também pediu a quebra dos sigilos fiscal e bancário das empresas de Marçal, o que foi negado pelo juiz.

Estadão Conteúdo.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

18:54, 15 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Mulher segurando uma placa com a frase 'Diga Não à Violência contra a mulher"
Controle

Pernambuco registra redução de 72,7% em feminicídios no mês de setembro

Os dados revelam, ainda, que no mesmo período foram registrados 3.463 casos de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), sendo este o melhor resultado dos últimos dez anos nesse indicador.

Prefeito reeleito de Forquilinha é afastado do cargo pela Polícia
Ação

Prefeito REELEITO É AFASTADO do cargo após operação policial; VEJA ONDE

A Polícia Civil também cumpriu mandados de prisão preventiva contra um empresário, de afastamento de quatro servidores de suas funções e de busca e apreensão contra 21 alvos.

Governadora Raquel Lyra junto a moradora de um dos imóveis assinando contrato.
Conquista

Governo Raquel Lyra avança na entrega de posses de propriedades beneficiando 7.224 famílias

A ampliação da regularização fundiária de imóveis segue na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão sem custo algum.

mais notícias

+