Reunião da bancada do PP em Pernambuco. Foto: Igor Toscano/Divulgação
Em reunião liderada pelo presidente do Partido Progressistas, deputado federal Eduardo da Fonte, e seu vice, o também deputado federal Lula da Fonte, a bancada completa do PP se reuniu para fazer um balanço geral das eleições e celebrar o resultado histórico que a legenda teve.
Ao todo, 538.306 cidadãos pernambucanos votaram para prefeito e 472.417 para vereador, somando 1.010.723 votos. É a segunda eleição consecutiva em que o PP atinge essa marca expressiva. Em 2022, foram 681.164 votos para deputados federais e 738.630 para estaduais, totalizando 1.419.794 votos.
Participaram do encontro os deputados estaduais Pastor Júnior Tércio, Dannilo Godoy, Roberta Arraes, Cleiton Collins, Romero Sales Filho, Kaio Maniçoba, Henrique Queiroz Filho, France Hacker, Claudiano Martins Filho, Jeferson Timóteo, Pastor Adalto Santos e Felipe de Moraes, representando o deputado Antônio Moraes.
Com o resultado, a bancada do Progressistas, a segunda maior do estado, reafirma sua habilidade de articulação e se consolida como uma das principais forças políticas de Pernambuco e chegará forte nas eleições de 2026.
“Esses resultados são fruto do trabalho incansável da nossa bancada, sempre em sintonia com as demandas do povo pernambucano. Continuaremos firmes, buscando melhorias e representando com responsabilidade nossos eleitores”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.
Nas eleições municipais de 2024, o Partido Progressista (PP), comandado por Eduardo da Fonte em Pernambuco, conseguiu expandir sua base política no estado, quase dobrando o número de prefeituras sob seu controle. A legenda, que anteriormente tinha 16 prefeituras, agora contará com 30.
O crescimento do PP não é um acaso, mas parte de uma estratégia coordenada para aumentar a presença do partido em "municípios importantes" de Pernambuco. Eduardo da Fonte foi um dos responsáveis por articular campanhas eleitorais que fortaleceram o partido em diferentes regiões do estado, ampliando a base de apoio e o número de prefeitos eleitos.
Esse avanço proporciona ao PP uma posição mais relevante na política pernambucana, dando ao partido maior controle sobre decisões locais e uma presença mais ampla em diferentes regiões. Além de fortalecer a sigla, o sucesso eleitoral também solidifica a posição de Eduardo da Fonte como um dos principais articuladores do estado. Sua atuação nos bastidores e à frente das articulações eleitorais foi decisiva para o crescimento do partido. Além disso, a ascensão do PP coloca Dudu e seu filho, Lula da Fonte (PP), como figuras centrais na política estadual, já que ambos se elegeram deputados federais em 2022.
Vale lembrar que a sigla possui a segunda maior bancada de deputados estaduais em Pernambuco (8) e também conta com a segunda maior bancada de deputados federais do estado (4), empatada com o PL.
2
20:01, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+