Lula da Fonte, Raquel Lyra e Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação
Nas eleições municipais de 2024, o Partido Progressista (PP), comandado por Eduardo da Fonte em Pernambuco, conseguiu expandir sua base política no estado, quase dobrando o número de prefeituras sob seu controle. A legenda, que anteriormente tinha 16 prefeituras, agora contará com 30.
O crescimento do PP não é um acaso, mas parte de uma estratégia coordenada para aumentar a presença do partido em "municípios importantes" de Pernambuco. Eduardo da Fonte foi um dos responsáveis por articular campanhas eleitorais que fortaleceram o partido em diferentes regiões do estado, ampliando a base de apoio e o número de prefeitos eleitos.
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
Esse avanço proporciona ao PP uma posição mais relevante na política pernambucana, dando ao partido maior controle sobre decisões locais e uma presença mais ampla em diferentes regiões. Além de fortalecer a sigla, o sucesso eleitoral também solidifica a posição de Eduardo da Fonte como um dos principais articuladores do estado. Sua atuação nos bastidores e à frente das articulações eleitorais foi decisiva para o crescimento do partido. Além disso, a ascensão do PP coloca Dudu e seu filho, Lula da Fonte (PP), como figuras centrais na política estadual, já que ambos se elegeram deputados federais em 2022.
Vale lembrar que a sigla possui a segunda maior bancada de deputados estaduais em Pernambuco (8) e também conta com a segunda maior bancada de deputados federais do estado (4), empatada com o PL.
1
2
3
4
14:48, 15 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
Caso a candidatura se concretize, a parlamentar do PSOL será a primeira pessoa transgênero a disputar o cargo no estado.
Em fevereiro do ano passado, os ministros decidiram que todos os partidos e candidatos podem participar da distribuição.
Pleito no município ocorre no dia 4 de maio, pois o gestor Eduardo Honório, que foi reeleito em 2024, teve sua candidatura indeferida pelo TSE.
mais notícias
+