Câmara do Recife Foto Montagem/Portal de Prefeitura
Com as eleições municipais se aproximando, marcadas para o dia 6 de outubro, cerca de 56% dos eleitores do Recife ainda não definiram em qual candidato a vereador irão votar. Esse dado é da pesquisa sobre Obrigatoriedade do Voto e Decisão para o Pleito Atual, realizada pela Fafire Inteligência de Mercado.
A pesquisa revelou que apenas 43,94% dos recifenses já escolheram seus representantes na Câmara Municipal, enquanto 66,62% dos entrevistados já decidiram em quem votarão para a Prefeitura da capital. Um total de 33,38% permanece indeciso nessa categoria.
A pesquisa, que entrevistou 776 recifenses de diferentes gêneros, idades e regiões da capital pernambucana, foi realizada entre os dias 4 e 19 de setembro, com supervisão do pesquisador e coordenador da Fafire Inteligência de Mercado, João Paulo Nogueira. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Além disso, o levantamento revelou que 47,66% dos eleitores do Recife se opõem ao voto obrigatório, enquanto 50,12% apoiam essa prática. Outros 2,22% não souberam responder à questão. Entre os que são contra o voto obrigatório, 48,76% afirmaram que não pretendem comparecer às urnas, enquanto 47,38% planejam exercer seu direito de voto.
A pesquisa indica que o contexto atual de polarização política pode influenciar a escolha dos eleitores, refletindo uma insatisfação com o sistema político. Essa situação pode impactar a prioridade que os eleitores dão à escolha de candidatos a vereador, que, em geral, é considerada menos urgente em comparação com a seleção de candidatos a cargos executivos.
O jurídico da Coligação "Recife Levado a Sério" (PSD, PP, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza), do candidato à prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), apresentou uma nova petição à Justiça Eleitoral, denunciando o flagrante descumprimento de uma decisão liminar pela empresa AtlasIntel Tecnologia de Dados LTDA.
A liminar, proferida em 23 de setembro de 2024, determinava que a empresa suspendesse imediatamente a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-08091/2024.
A impugnação do levantamento foi aceita e a decisão foi divulgada nesta terça (24). O estudo foi publicado e publicado por alguns veículos de comunicação de alcance nacional, como Estadão, UOL, Carta Capital, Exame, BOL e Istoé, e passível de punição se a publicação seja mantida.
Diante desse fato, a Coligação requereu à Justiça Eleitoral a aplicação de multa à empresa responsável, bem como a exclusão imediata do conteúdo nos sites que divulgaram a pesquisa, visando assegurar o cumprimento da decisão judicial e a integridade do processo eleitoral.
A iniciativa da Coligação reforça a importância do respeito às decisões da Justiça Eleitoral, especialmente em um momento em que a transparência e a legalidade dos atos eleitorais são essenciais para a democracia.
Da redação do Portal com informações do Diário de Pernambuco
2
20:44, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+