Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Educação de Jovens e Adultos (EJA) perde 198 mil alunos em 2024 e atinge menor índice histórico

Censo Escolar revela que quase metade da população adulta brasileira não completou o ensino médio

Portal de Prefeitura

25 de abril de 2025 às 18:19   - Atualizado às 18:24

Lula com alunos do Programa Pé-de-Meia

Lula com alunos do Programa Pé-de-Meia Foto: Ricardo Stuckert

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para quem não concluiu a educação básica na idade regular, registrou uma queda de 198 mil alunos em 2024, atingindo o menor número de matrículas de sua história. Os dados, divulgados pelo Censo Escolar, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), refletem uma tendência preocupante para a educação no Brasil.

Em paralelo, o Censo Escolar revela que quase metade da população brasileira adulta, com mais de 25 anos, ainda não completou o ensino médio, o que representa um total de 65 milhões de pessoas. Esse dado aponta para uma grande lacuna educacional que persiste no país, afetando um número considerável de adultos que ainda enfrentam desafios para concluir a formação básica.

A perda de alunos na EJA e o alto índice de adultos sem o ensino médio completo indicam um cenário de desmotivação e falta de acesso à educação em algumas regiões do Brasil. Especialistas apontam que, embora o país tenha avançado no acesso à educação infantil e ao ensino fundamental, o ensino médio e a educação para jovens e adultos ainda enfrentam dificuldades, como a falta de políticas públicas eficazes e a necessidade de oferecer formas de ensino mais flexíveis e acessíveis para essa parcela da população.

A EJA, que já foi uma alternativa importante para a inclusão de adultos e jovens no sistema educacional, enfrenta desafios como a baixa adesão e a dificuldade de permanência dos estudantes. Além disso, muitos adultos precisam conciliar os estudos com o trabalho, o que torna ainda mais difícil a continuidade da educação formal.

Esses dados levantam a necessidade urgente de uma reforma educacional que considere a realidade do estudante adulto, promovendo mais oportunidades e flexibilização de horários, para que mais brasileiros possam concluir sua formação escolar e se inserir de forma mais eficaz no mercado de trabalho.

 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:26, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter