Pernambuco, 12 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura pede vista e suspende nova votação de título para Wagner Moura na Câmara do Recife

O projeto já havia sido apreciado pela Casa em 27 de abril, mas não alcançou o número mínimo de votos necessário para aprovação.

Ricardo Lélis

30 de junho de 2026 às 19:43   - Atualizado às 19:45

Vereador do Recife Eduardo Moura e ator Wagner Moura.

Vereador do Recife Eduardo Moura e ator Wagner Moura. (Fotos: Divulgação)

A nova tentativa de votação do projeto que concede o Título de Cidadão do Recife ao ator Wagner Moura terminou sem deliberação nesta terça-feira, 30 de junho, após o vereador Eduardo Moura (Novo) apresentar pedido de vista durante a sessão da Câmara Municipal do Recife.

A matéria, de autoria do vereador Carlos Muniz (PSB), foi retirada de pauta e terá sua tramitação suspensa até nova deliberação do plenário.

O projeto já havia sido apreciado pela Câmara em 27 de abril, mas não alcançou o número mínimo de votos necessário para aprovação.

Na sessão desta terça, a base governista voltou a incluir a proposta na pauta, iniciativa que foi novamente contestada por Eduardo Moura.

Durante a discussão, o parlamentar questionou a reapresentação da matéria e afirmou que o retorno do projeto deveria observar os critérios estabelecidos pelo Regimento Interno da Casa. 

Veja Também

"O regimento fala que uma matéria que já foi colocada em votação e foi negada não poderia voltar a ser colocada em votação, a menos que fosse feita uma ficha de apoiamento com 19 assinaturas de vereadores", declarou.

Eduardo Moura também criticou a mobilização para tentar aprovar a homenagem ao ator. Segundo ele, o mesmo empenho deveria ser direcionado às principais demandas da população recifense. 

"Olha o esforço que foi feito. Se esse esforço fosse feito para ajeitar o posto de saúde da sua rua, para calçar a sua rua, se esse esforço fosse feito para garantir a segurança do bairro, nem isso faz. Mas, para botar de novo um requerimento para dar título de cidadão recifense a Wagner Moura, que não fez absolutamente nada pelo Recife, aí, meu amigo, o esforço é total", afirmou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O vereador ainda criticou as prioridades da Câmara Municipal ao comparar a tramitação da homenagem com outras matérias debatidas pelo Legislativo. 

"Nós estamos numa Câmara de Vereadores que ontem rejeitou emenda para tornar a saúde básica do Recife prioridade. Para tornar a Guarda Municipal prioridade, isso não votou a favor. Mas hoje vai votar a favor do título de cidadão recifense a Wagner Moura. Eu não", disse.

Ao defender sua posição, Eduardo Moura afirmou que as honrarias concedidas pela Casa de José Mariano devem reconhecer pessoas que tenham efetivamente contribuído para a cidade. 

"Eu respeito as comendas desta Casa. Acho que nós temos a honrosa função de honrar o legado de José Mariano, dando comendas a pessoas que realmente fizeram por essa cidade", declarou.

Após o encerramento da discussão, o vereador apresentou pedido de vista do projeto. Com isso, a proposta foi retirada de pauta, impedindo que a Câmara realizasse, pela segunda vez, a votação da homenagem ao ator Wagner Moura.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:19, 12 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula, Renan Santos e Flávio Bolsonaro.
Performance

Renan Santos cresce entre jovens e começa a incomodar Lula e Flávio

Desempenho do candidato do Missão entre eleitores de 16 a 24 anos chama atenção e revela espaço para avanço na disputa presidencial

Gleide Ângelo ao lado de Lula e Eduardo da Fonte.
Suporte

Gleide Ângelo diz estar empenhada na campanha de Eduardo da Fonte ao Senado

Em reunião no Recife, ao lado do candidato e de Lula da Fonte, a deputada destacou a parceria construída entre os três.

Rui Costa Pimenta.
Operação

Candidato à Presidência pelo PCO é alvo da PF por suspeita de desvio do fundo partidário

A Polícia Federal informou que a investigação teve início a partir da análise de prestações de contas eleitorais e partidárias submetidas à Justiça Eleitoral,

mais notícias

+

Newsletter