Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte visita sede da AACD em PE e destaca trabalho da instituição na garantia da inclusão

O deputado percorreu o Centro de Reabilitação e a Oficina Ortopédica, conheceu os profissionais e reforçou o compromisso do seu mandato com as ações da associação.

Redação

07 de outubro de 2025 às 10:07   - Atualizado às 10:07

Eduardo da Fonte visita sede da AACD em PE e destaca trabalho da instituição na garantia da inclusão.

Eduardo da Fonte visita sede da AACD em PE e destaca trabalho da instituição na garantia da inclusão. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) visitou a sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em Pernambuco, a segunda maior unidade da instituição no país. A visita teve como objetivo fortalecer parcerias e acompanhar de perto o trabalho realizado em prol da reabilitação e da inclusão de pessoas com deficiência.

Também participaram da pauta o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP/UP), a diretora da Arena de Pernambuco, Michele Collins, e os vereadores Carlinhos da Cohab, de Santa Cruz do Capibaribe, e Alef Collins, do Recife.

A AACD Pernambuco atende, em média, 10 mil pacientes por mês, entre adultos e crianças com diferentes tipos de deficiência, especialmente pessoas com paralisia cerebral e amputações. Além dos atendimentos especializados, a instituição realiza a entrega mensal de 1.800 produtos ortopédicos e 400 cadeiras de rodas, contribuindo de forma direta para a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Durante a visita, o deputado percorreu o Centro de Reabilitação e a Oficina Ortopédica, conheceu os profissionais e usuários da unidade e reforçou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento das ações da instituição.

“A AACD realiza um belo trabalho no nosso estado, com uma estrutura de ponta e uma equipe referência no país. Já destinamos R$ 300 mil em recursos para fortalecer o atendimento e vamos alinhar novas parcerias para ampliar esse trabalho que transforma vidas”, destacou Eduardo da Fonte.

Veja Também

Audiência na Câmara sobre inclusão

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de Eduardo da Fonte para a realização de uma audiência pública que irá debater a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com atenção especial às pessoas com deficiência intelectual.

O parlamentar destacou que, apesar dos avanços da Lei de Cotas (nº 8.213/91), que já possibilitou a inserção de mais de 545 mil pessoas com deficiência no mercado formal, ainda existem grandes desafios, como a baixa participação de pessoas com deficiência intelectual, que representam menos de 0,1% da força de trabalho.

Além disso, dados mostram que trabalhadores com deficiência intelectual recebem, em média, 46% menos do que colegas sem deficiência em funções equivalentes, evidenciando as desigualdades enfrentadas por esse público. 

“Não basta cumprir cotas. Precisamos discutir políticas públicas e incentivar práticas que assegurem a verdadeira inclusão, garantindo oportunidades de crescimento, permanência e respeito no ambiente de trabalho”, afirmou Eduardo da Fonte.

Entre os convidados sugeridos para a audiência estão representantes do Ministério da Saúde, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caruaru, do Porto Digital, da Arena da Inclusão, além de especialistas e organizações nacionais que atuam diretamente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:23, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter