O deputado percorreu o Centro de Reabilitação e a Oficina Ortopédica, conheceu os profissionais e reforçou o compromisso do seu mandato com as ações da associação.
Eduardo da Fonte visita sede da AACD em PE e destaca trabalho da instituição na garantia da inclusão. Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira, 6 de outubro, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) visitou a sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em Pernambuco, a segunda maior unidade da instituição no país. A visita teve como objetivo fortalecer parcerias e acompanhar de perto o trabalho realizado em prol da reabilitação e da inclusão de pessoas com deficiência.
Também participaram da pauta o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP/UP), a diretora da Arena de Pernambuco, Michele Collins, e os vereadores Carlinhos da Cohab, de Santa Cruz do Capibaribe, e Alef Collins, do Recife.
A AACD Pernambuco atende, em média, 10 mil pacientes por mês, entre adultos e crianças com diferentes tipos de deficiência, especialmente pessoas com paralisia cerebral e amputações. Além dos atendimentos especializados, a instituição realiza a entrega mensal de 1.800 produtos ortopédicos e 400 cadeiras de rodas, contribuindo de forma direta para a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.
Durante a visita, o deputado percorreu o Centro de Reabilitação e a Oficina Ortopédica, conheceu os profissionais e usuários da unidade e reforçou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento das ações da instituição.
“A AACD realiza um belo trabalho no nosso estado, com uma estrutura de ponta e uma equipe referência no país. Já destinamos R$ 300 mil em recursos para fortalecer o atendimento e vamos alinhar novas parcerias para ampliar esse trabalho que transforma vidas”, destacou Eduardo da Fonte.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de Eduardo da Fonte para a realização de uma audiência pública que irá debater a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com atenção especial às pessoas com deficiência intelectual.
O parlamentar destacou que, apesar dos avanços da Lei de Cotas (nº 8.213/91), que já possibilitou a inserção de mais de 545 mil pessoas com deficiência no mercado formal, ainda existem grandes desafios, como a baixa participação de pessoas com deficiência intelectual, que representam menos de 0,1% da força de trabalho.
Além disso, dados mostram que trabalhadores com deficiência intelectual recebem, em média, 46% menos do que colegas sem deficiência em funções equivalentes, evidenciando as desigualdades enfrentadas por esse público.
“Não basta cumprir cotas. Precisamos discutir políticas públicas e incentivar práticas que assegurem a verdadeira inclusão, garantindo oportunidades de crescimento, permanência e respeito no ambiente de trabalho”, afirmou Eduardo da Fonte.
Entre os convidados sugeridos para a audiência estão representantes do Ministério da Saúde, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caruaru, do Porto Digital, da Arena da Inclusão, além de especialistas e organizações nacionais que atuam diretamente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
3
4
11:23, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+