Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte propõe limite de 50 km para deslocar pacientes renais à clínicas de hemodiálise

Atualmente, muitos pacientes são obrigados a viajar por longas distâncias para realizar o procedimento, o que pode agravar o estado clínico.

Gabriel Alves

08 de maio de 2025 às 08:13   - Atualizado às 08:31

Deputado Federal Eduardo da Fonte.

Deputado Federal Eduardo da Fonte. Foto: Portal de Prefeitura

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou, nesta semana, um projeto de lei que determina distância máxima de 50 quilômetros entre a residência de pacientes com insuficiência renal crônica e a clínica de hemodiálise conveniada ao SUS.

A proposta tem como objetivo reduzir o impacto do deslocamento sobre pacientes que já enfrentam uma rotina de tratamento exigente, com sessões frequentes e duradouras. A medida busca garantir mais dignidade, minimizar o desgaste físico e psicológico e ampliar o acesso a serviços de saúde.

Atualmente, muitos pacientes são obrigados a viajar por longas distâncias para realizar o procedimento, o que pode agravar o estado clínico e comprometer o tratamento. Segundo o texto do projeto, o Poder Executivo terá até 180 dias após a publicação da lei para regulamentar a norma.

“O deslocamento excessivo impõe um sofrimento desnecessário a quem já convive com as limitações da doença. É dever do Estado oferecer condições mais humanas para o tratamento desses pacientes”, justificou Eduardo da Fonte.

O parlamentar destaca ainda que a proposta reforça garantias já previstas na legislação, como transporte gratuito e atendimento prioritário, além de reafirmar a responsabilidade do poder público em assegurar o direito à saúde de forma equitativa.

Veja Também

Eduardo é agraciado

O presidente da Federação União Progressista e deputado federal por Pernambuco, Eduardo da Fonte, foi homenageado com o Diploma do Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa 2025, concedido pela Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). A cerimônia aconteceu na última segunda-feira, 5 de maio, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A comenda é uma das maiores honrarias da comunicação no Estado e reconhece profissionais e instituições que prestam relevantes serviços à imprensa e à sociedade pernambucana.

“Receber essa homenagem da Associação da Imprensa de Pernambuco é motivo de grande orgulho. A comunicação tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, informada e democrática. Seguiremos firmes na defesa da liberdade de imprensa e do fortalecimento dos meios de comunicação em nosso Estado”, afirmou Eduardo da Fonte.

Também participaram do evento os deputados estaduais Adalto Santos, Henrique Queiroz Filho; o prefeito de Buenos Aires, Henrique Queiroz; o ex-vereador do Recife Ronaldo Lopes; e o presidente da AIP, Múcio Aguiar, e sua vice, Andréa Carvalho, que entregaram o diploma ao deputado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:56, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter