Pernambuco, 29 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Eduardo da Fonte figura como favorito ao Senado, mesmo sem anunciar que vai disputar o cargo

Vale destacar que na eleição de 2022, o deputado conseguiu se reeleger e ainda conseguiu eleger o seu filho para uma vaga na Câmara.

Everthon Santos

27 de fevereiro de 2025 às 13:03   - Atualizado às 13:06

Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte. Foto: Portal de Prefeitura

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) figura como o segundo nome mais lembrado para o Senado em Pernambuco, segundo a pesquisa do instituto Opinião contratada pelo Blog do Magno.

Mesmo sem anunciar oficialmente sua candidatura, ele alcança 24,6% das intenções de voto. O senador Humberto Costa (PT), que busca a reeleição, lidera o levantamento com 30,1%.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), que já confirmou sua intenção de disputar uma vaga no Senado, aparece na terceira posição, com 23,7%.

O resultado evidencia a força política de Eduardo da Fonte, que consolidou sua influência no estado após garantir mais um mandato na Câmara dos Deputados e eleger seu filho, Lula da Fonte (PP), como deputado federal. Juntos, os dois somaram 218.972 votos na eleição de 2022.

Trabalho de Eduardo da Fonte

No final do ano passado, Eduardo da Fonte chegou a ser homenageado com uma placa em reconhecimento aos recursos destinados ao Hospital e Maternidade Santa Maria.

Com um total de R$ 2,6 milhões em emendas parlamentares, Eduardo da Fonte se tornou o parlamentar que mais enviou emendas na história da instituição.

Os recursos destinados pelo parlamentar também estão sendo utilizados na construção do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe, o primeiro da região. Atualmente, cerca de 2.500 pacientes precisam se deslocar mensalmente ao Recife para tratamento.

Em 2024, o deputado também recebeu  a Medalha de Mérito José Mariano - maior comenda do Legislativo Municipal - no plenário da Câmara do Recife.

Sobre a pesquisa

O senador Humberto Costa (PT) aparece na liderança da disputa para o Senado em Pernambuco, segundo pesquisa do instituto Opinião contratada pelo Blog do Magno. O petista registra 30,1% das intenções de voto. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) vem logo atrás, com 24,6%. Como nas eleições de 2026 serão eleitos dois senadores, ambos garantiriam uma vaga se a eleição fosse hoje.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), aparece na terceira colocação, com 23,7%. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), surge em seguida, com 14,5%. O ex-ministro Gilson Machado (PL) registra 6,9%, enquanto o senador Fernando Dueire (MDB) tem apenas 3,5%.

A pesquisa também testou um cenário em que o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), substitui Gilson Machado. Nesse caso, Anderson alcança 15,1% e ultrapassa Silvio Costa Filho. O levantamento incluiu ainda o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) como opção, o parlamentar registrou apenas 4,1%.

O levantamento ocorreu entre os dias 19 e 22 deste mês e entrevistou 2 mil eleitores em 80 municípios pernambucanos. A pesquisa adotou a técnica de Survey, baseada na aplicação de questionários estruturados e padronizados com entrevistas presenciais. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,5%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

15:55, 29 Abr

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Fernando Dueire e a governadora Raquel Lyra.
Investimento

Senador Dueire relata e aprova empréstimo de R$ 508 milhões para Raquel investir no saneamento de PE

O texto segue agora para análise do Plenário com requerimento para votação em regime de urgência.

Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.
Parceria

Prefeito Mano Medeiros defende a integração dos municípios com o Governo de Pernambuco

Gestor participou do Congresso Pernambucano que está sendo promovido pela Amupe, no Centro de Convenções, Olinda.

Vereador Osmar Ricardo (PT) critica gestão de João Campos
Câmara Municipal

Vereador Osmar Ricardo (PT) critica gestão de João Campos por descaso com servidores

O parlamentar classificou como vergonhosa a proposta apresentada pela gestão: um reajuste de apenas 1% em janeiro, seguido de 0,5% em julho.

mais notícias

+

Newsletter